Friday, March 24, 2006

"Pati por ela mesma"

Vou colocar aqui um trecho do livro "Confissões de Adolescentes", cujo nome do capítulo é o mesmo título desse post. Não é só por ter sido escrito pela minha xará, mas porque me identifiquei muito com ele...

"O encontro com o teatro mudou a minha vida. Mais que isso: mudou as minhas concepções de vida... Aquelas pessoas que se permitiam viver, viver de um modo diferente! Aquela liberdade! A busca do risco em cena! O desejo intenso de vida! Era como se avida invadisse o corpo e o coração fosse um órgão pulsante de sonhos...
Ilusões que tomavam vida real sobre a ribalta durante alguns segundos. E gente que tinha uma sede de viver fora do comum, como eu. Gente sem valores mascarados, que vivia e agia segundo seus próprios impulsos.
Espíritos errantes comandados por Dionísio! Era assim que se mostrava o teatro em sua primeira aparição para mim.
(...)
Porque essa gente me ensinou que exercer a profissão de Artista significa estar atento o tempo todo à vida! Ter os sentidos afinados para captar, todo tempo, a beleza, a miséria, o horrível, a loucura, a alegria...
E essa busca, essa atenção dobrada dos sentidos a buscar nas almas seus motivos, as suas dores, a minha própria alma buscar todas as emoções que me pudessem dar, essa busca e a sua expressão são, sem dúvida alguma, o sentido da minha vida. Assim me ensinou o teatro."

Patrícia Perrone - Confissões de Adolescentes

No comments: