Monday, January 31, 2011

BBB qualquer...


BIG BROTHER BRASIL

(Luiz Fernando Veríssimo)

"Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ler a Bíblia, orar, meditar, passear com os filhos, ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Um abismo chama outro abismo."


Não chequei se o texto é mesmo do Veríssimo, só sei que assino em baixo...

Sunday, January 16, 2011

Sobre a saudade


"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer se absorver a pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."

Clarice Lispector

Thursday, January 13, 2011

I´ve been tagged


Bom, fechei o ano com um meme e já tenho mais dois a caminho... Esse que aqui segue eu recebi o mês passado, mas deixei para esse mês para não acumular muito... Fui "taggeada" pelo blog Falta do que Fazer e aqui estou, colocando um pouquinho de mim para os internautas de plantão. E não pense que venho só não, no final, convido mais alguns amigos para participar... E mesmo quem não foi indicado, não sinta-se tímido, vamos lá!!!

Ah, para quem não sabe o que é um meme, é só clicar na palavra que tem um link direto para seu significado.

10 Coisas sobre você:

1 - Decidi ser professora quando estava na 6a série por admirar meus mestres.
2 - Fiz teatro por pura paixão, mas não pude me dedicar o quanto gostaria por não querer e nem poder deixar o magistério de lado.
3 - Falo inglês fluente e adoro isso!!!
4 - Preciso voltar a estudar Espanhol e tenho vontade de aprender Alemão e Italiano. Sempre quis ser poliglota.
5 - Uma das minhas maiores conquistas e orgulho foi minha Carteira de Habilitação. Nunca me senti capaz de dirigir até ligar o carro e fazê-lo andar.
6 - Adoro viajar e conhecer novas culturas. Sou extremamente curiosa quanto a isso. Só queria ter mais dinheiro para poder fazer isso mais frequentemente.
7 - Sou preguiçosa, mas não deixo de fazer as coisas por conta disso. Só demoro um pouco mais... hehehehe
8 - Odeio acordar cedo, mas meu rendimento é muito melhor de manhã e a noite.
9 - Gosto de tirar "la siesta". Dormir nem que seja meia horinha depois do almoço me dá outro pique...
10 - Música prá mim tem que ter conteúdo e/ou letra que me toquem na alma.

5 manias ou esquesitices suas:

1 - Lavar as mãos. Primeira coisa que faço quando chego em qualquer lugar...
2 - Ficar acordada até tarde, mesmo tendo que levantar cedo no dia seguinte.
3 - Dormir após o almoço, nem que seja 20 minutinhos.
4 - Deixar tudo espalhado, mas encontrar tudo que preciso (se ninguém mexeu nas minhas coisas, claro)
5 - Escrever primeiro a mão, depois digitar no pc.

5 coisas que te irritam:

1 - Começar a chover no exato momento que tenho que sair para algum lugar, bem como dirigir de baixo de um tremendo pé d´água.
2 - Pessoas mal educadas, principalmente no trânsito.
3 - Birra de criança.
4 - Semáforo, principalmente se estou atrasada.
5 - Fanatismo de qualquer espécie. Impossível manter um diálogo saudável com pessoas cegamente influenciadas por uma idéia/opinião.

5 coisas que você adora:

1 - Viajar e banho de mar! Adoro a Praia! Mar, doce Lar!!!
2 - Sorvete, minha sobremesa favorita não importa a época do ano.
3 - Comer fora, especialmente rodízio de carne, comida japonesa e frutos do mar.
4 - Fazer aniversário. Começo a contagem regressiva 6 meses antes.
5 - Estar com meu namorado, com amigos, com a minha família, mesmo que seja fazendo nada.

5 hobbies seus:

1 - Ler.
2 - Ouvir música.
3 - Fazer nada, especialmente no Domingo.
4 - Assistir cinema, ou séries em casa.
5 - Navegar na net

5 coisas que ninguém sabe (ou não sabia) sobre você, porque agora vão saber:

1 - Fiz vários cursos na minha adolescência por curiosidade, como: corte e costura, ginástica olímpica, ballet, vôlei, natação e judô. Nenhum deles serve prá coisa alguma hoje em dia, nem para o currículo... hehehehe
2 - Nas férias da 7a para a 8a série li 14 livros em um mês.
3 - Eu escrevo poemas e gostaria de um dia poder publicar alguns... só os menos pessoais.
4 - Sei conjugar todos os tempos verbais nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo das 1a, 2a, e 3a terminação do Português. Também não serve para nada, mas enfim...
5 - Não gosto de estudar para provas, pois confio no que sei e odeio ter que provar isso para os outros. Por isso não estudo e me contento com 8, o que consigo atingir mesmo sem estudar.

Seu maior sonho: Escrever e publicar um livro, mesmo que seja infantil.

Seu maior medo: Apesar de ser espírita, a Morte. Tenho pavor de pensar em deixar aqueles que eu amo ou perdê-los.

As coisas mais importantes da vida: a Fé e a Perseverança. Com essas duas coisas você chega a qualquer lugar e consegue tudo que precisa para viver.

Pessoas Taggeadas - não se sintam obrigadas a fazer, mas adoraria ver suas respostas =)

1 - Luiz
2 - Luiza
3 - Mare
4 - Deise
5 - Róbi
6 - Lara

Saturday, January 01, 2011

Feliz Livro Novo!!!


Como terminei o ano com um meme literário, coloco aqui um e-mail que recebi como mensagem para 2011 e compartilho agora com todos que por aqui passaram, leram, comentaram, seguiram... Porém, não tenho dados do autor, se alguém souber, agradeço a informação.


"Encerra-se mais um ano em nossa vida...
Quando 2010 começou, ele era todo nosso.
Foi colocado em nossas mãos...
Podíamos fazer dele o que quisesséssemos...

Era como um Livro em Branco, e nele podíamos ter um poema, um pesadelo uma blasfêmia, uma oração.
Podíamos... Hoje não podemos mais, já não é mais nosso.É um livro já escrito......Concluído...
Como um livro que tivesse sido escrito por nós, ele um dia será lido, com todos os detalhes, e não poderá ser corrigido.
Estará fora de nosso alcance.

Portanto... Antes que termine este ano, vamos refletir, tome seu velho livro e folheie com cuidado...

Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência;
Faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo......
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito.
Não.......Não tentes arrancá-las. Seria inútil...Já estão escritas.
Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que será entregue
Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você cantará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superficie do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar seu velho livro, beije.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele e, a seguir, coloque-o nas mãos do Criador.
Não importa como esteja...

Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: Obrigado e Perdão!!!

E, quando o novo ano chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco, todo seu, no qual irá escrever o que desejar...

FELIZ LIVRO NOVO"