Sunday, January 27, 2008

Assuntos delicados

Celibato. Há um tempo quero escrever sobre o assunto, desde de quando li a reportagem da Super Interessante ("Sexo na Igreja" - dez/2007). Eu já me questionava antes do porquê disso e agora mais do que nunca a pergunta martela minha mente: Onde está escrito que um padre não pode constituir família se a ordem de Deus na Bíblia é clara, "Crescei-vos e multiplicai-vos"? Por que os padres são excluídos desse mandamento?
Que os representantes religiosos do catolicismo têm muitas responsabilidades com seus fiéis é um fato, mas é certo privá-los da realização de constituir uma família e passar o seu legado?
Essa é uma lei criada pelo Homem, o celibato deve ser uma decisão pessoal e não uma imposição.
Diante da situação atual, o que acabamos por encontrar? Um alto grau de homossexualismo, pedofilia e mais alguns crimes ocorrendo debaixo das batinas daqueles ordenados para nos conceder o perdão Divino.
Na minha humilde opinião, se o celibato fosse opcional todos esses casos de escândalo social teriam seu número reduzido. Talvez não acabasse por completo, seria ilusão pensar que sim, mas seria uma solução viável.
Sou católica por herança, não sigo mais essa doutrina, nem acredito 100% nessa instituição, mas venho de uma família fervorosamente religiosa, fui batizada, fiz primeira comunhão e crisma e cheguei até a me casar no catolicismo, por isso me dou o direito de dar minha opinião.
Pessoas podem me achar herege, radical, dizer que vou queimar no mármore do inferno por ir contra a religião que Jesus instituiu, mas nada vai me convencer de que o celibato forçado não seja uma violência física e psicológica.
Sim, acredito que tenha pessoas que escolham uma vida celibatária, que a ausência do sexo não as prejudiquem, porém o desejo existe e alguém ser forçado a esconder, controlar, engolir toda a sua essência natural é um crime.
Os pastores evangélicos têm família, inclusive é requisito básico para assumir o controle de uma assembléia. Não deve ser uma tarefa fácil, mas com certeza há um grande prestígio em ser competente o suficiente para cuidar tanto da sua casa como da casa de Deus.
Não estou tomando partido, afinal também discordo muito da maioria das interpretações bíblicas dos evangélicos, mas tenho que dar os créditos: nesse caso, eles podem estar certos.
O problema está na enorme dificuldade que a Igreja Católica tem de reformular seus dogmas.
Pois é, tudo evolui e acho que tá na hora do Catolicismo rever os seus conceitos.

2 comments:

Deise Daros said...

Eu nunca concordei com o celibato. E olha, também sou católica de berço [mas, também não sou praticante, nem acredito cegamente na Igreja].
Como você disse, isto é uma lei dos homens ... isto posto, não acho certo impor isto àqueles que seguem a Deus.
Não acredito que todas as pessoas conseguem sentir-se completas sem uma família.
Mas, com o conservadorimo da Igreja Católica, que mal aceita o controle de natalidade ... acho que o celibato vai continuar como uma imposição por muito tempo! heheheh
Beijos querida, tenha uma boa semana!

Luiza Callafange said...

Eu concordo plenamente, cara escritora e colega!
Um dia já me nomeei católica, mas não consegui permanecer em tal religião se as coisas são tão deturpadas e distorcidas, mal explicadas e ditas!
Acho que todos nós, sem exceção nenhuma, temos o direito de ser felizes...Não é a toa que tantos acabam dizendo que até Jesus poderia ter tido filhos com Maria de Madalena!

^^ Meus cumprimentos, minha cara. E boa semana!