Thursday, May 07, 2009

Cartas Marcadas



Mais uma comparação da vida com um jogo ou uma constatação de como o Ser Humano é competitivo?

Cresci numa família de truqueiros... Daqueles que faziam campeonatos internos e distribuíam trofeuzinhos aos ganhadores. Consequentemente, para mim também foi uma obrigação aprender a jogar truco.

Ok, sei identificar as cartas, os sinais de manilha, a hora certa de jogar... Mas eu simplesmente não gosto. Nunca procurei me especializar nas técnicas para se embaralhar, fazer maço, estratégias de jogo... Nada!!! Fico pensando: prá quê? Ganhar o quê? De quem?

Deve ser isso o espírito competitivo: a necessidade de estar no topo, sentir-se melhor que alguém.

Deve ser daí que vem o "Sorte no jogo, azar no amor"... Duas coisas que pedem dedicação para se ter sucesso... Impossível se dedicar a ambos...

Na festa na casa da minha irmã, meu avô tropeçou em mim ociosa e nem deu tempo de inventar alguma desculpa... Lá fomos nós com o baralho para a mesa. (O que a gente não faz para agradar um avô)

E foi no meio da "brincadeira" que alguém perguntou: "E aí, quem tá ganhando?" Ao que meu avô respondeu: "Nem estamos marcando ponto, só estamos brincando." E eu traduzi como: "Pra que ponto? Estou ganhando mesmo..."

E foi tão instantâneo esse pensamento que comecei a considerar tudo isso, me dando conta dessa necessidade. Será que é daí que vem a hierarquia? A divisão de classes? O machismo?

Ganhar ou perder?

Tinha um amigo quando era criança que quando perdia nas competições de escola, abria um sorriso e dizia: "Quem ganha perde, quem perde ganha".

E sabe que pensando sobre isso, fico novamente estarrecida com a ingênua sabedoria das crianças:

- Quem ganha, pode perder amigos, a paz, a família e ficar sozinho se não souber administrar isso. Se ficar tão obscecado a ponto de não conseguir enxergar mais nada a sua volta.

- Quem perde, ganha a satisfação de comemorar uma vitória, mesmo que não seja a sua. Ganha uma nova oportunidade de continuar tentando ganhar...

Seja no jogo ou na vida, cadê a graça da se ganharmos sempre???

1 comment:

Márcio Lima said...

E qual a graça de perdermos sempre também? Acontece e muito, com muita gente, my dear!