Thursday, February 18, 2010

Feliz Natal, querida professora!!!


Sim, eu sei que o ano letivo mal começou e já estou falando de Natal de novo... Mas esse "Feliz Natal" foi do ano que passou, um texto que escrevi no meu último dia letivo de 2009, 23/12, e por um relapso ficou faltando publicar aqui. Já aviso antecipadamente que este é um texto irônico que mostra a revolta de uma classe que reclama muito e faz pouco para conquistar seus direitos. Enquanto isso, vamos cumprindo 200 dias letivos... Só nós professores, porque os alunos mesmo...

"Início de verão e o sol está trincando lá fora, de rachar mamona, como dizia meu avô. Dia delicioso para uma praia, compras de Natal no shopping ou uma caminhada no parque no final da tarde.
O dia é 23 de Dezembro e estamos nós aqui, reunidos ao redor de uma mesa discutindo Projeto Político Pedagógico da escola. Tem cabimento? Uma atividade que deve ser desenvolvida durante os primeiros dias do ano por que precisa estar pronto para nos orientar durante o ano letivo, nos deixa aprisionados nessa sala, sem ar condicionado, discutindo os mesmos problemas educacionais sem chegar a solução ou conclusão alguma.
Me sinto na Idade Média: Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda... Não, não é tão nobre essa atividade... Estamos mais para Bobos da Corte.
E aquela praia do fim de semana? Aquela cervejada com amigos? Churrascada de confraternização?
Pra quê isso? Professores estão acostumados, e porque não dizer acomodados. Trabalham como máquinas. Neste ano, trabalharam de segunda a sábado sem descanso para repor aulas que foram suspensas por precauções sugeridas pela saúde pública. É muita falta de confiança no trabalho dos professores. Mesmo sem as reposições, as matérias teriam sido lecionadas, os alunos teriam cumprido com as tarefas das aulas sem ter que prolongar o ano letivo além do dia 23 de dezembro.
É, dia 23 de dezembro... Alunos de férias desde o final de novembro e nós aqui trabalhando, muitas vezes fazendo nada, só cumprindo protocolo, e o ano letivo ainda por terminar.
Sabe, estou só aguardando o dia em que professores terão de cumprir horário de trabalho até dia 31 de Dezembro, onde nossa confraternização será feita no dia 25, ao redor dessa mesma mesa toda enfeitada com frutas da época e um delicioso Peru assado enquanto discutimos o porquê da reprovação de alguns alunos.
Ah, claro, e na porta de entrada da escola, uma linda faixa verde e branca escrita em letras vermelhas: FELIZ NATAL, QUERIDOS PROFESSORES!!!"

#ironia #revolta

2 comments:

Marinho said...

Acho o momento apropriado para postar essa reflexão. O ano novo letivo começa e sabemos que no natal da educação vai haver muitoperu, panetone e vinhos para políticos esobra para os professores. Quiça uma rabanada e uma cidra? A questão é que a desvalorização dos professores é revoltante e deve ser trazida em questão. Sim, bobos da corte. E tão fundamentais para educação,para o futuro. Enquanto engravatados regem o país em maracutaias e burocracias fúteis, o professor passa a ceia da educação com um giz podre e desistimuladocom o bom velhinho.

Luiza Callafange said...

Realmente, eu pude ver isso aqui em casa...
Minha mãe é professora e eu estou fazendo Pedagogia...Ai de mim!