Tuesday, October 19, 2010

Eu sou um professor


Nasci no primeiro momento que uma pergunta saltou da boca de uma criança.
(...)
No decorrer de um dia já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador, tive que encontrar objetos (e sonhos) perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista de taxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da fé. Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade, não tive nada a ensinar aos meus alunos porque o que eles de fato têm que aprender é quem eles são. E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é.
(...)
Sou o mais afortunado dos trabalhadores. Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas. Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre. Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso.
(...)
Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro.
Sou professor!

(John W. Schlatter é um ex-professor americano.
Partes de um poema retirado do best seller Chicken Soup for the Soul, de Jack Canfield e Mark Victor Hansen.
Tradução de Tatiana Belinky e adaptação de Guiomar Namo de Mello)

Fica essa como minha mensagem de Dia dos Professores, alguns dias depois, mas de coração...

No comments: