Sunday, February 24, 2008

Ironia brasileira


Não era sobre isso que queria escrever, porém, quando abri a página da Uol hoje para conferir meu e-mail, deparei-me com o título de uma reportagem que me chamou muito a atenção: "Alagoas: homem está preso há 5 meses por roubar queijo"
Não seria nada demais, injustiças vemos todos os dias em qualquer Estado brasileiro ou do mundo. O que me chamou a atenção nesse título a ponto de desenvolver um post sobre o assunto foi o pensamento que tomou conta de mim ao ler isso: "Alagoas não é o Estado que elegeu Collor como Senador?"
Cara, sem explicação para isso. Realmente me incomoda muito frases clichês como:
"O povo brasileiro é desmemoriado, não sabe votar"
"Não gosto de política"
"Anulo meu voto porque político nenhum presta"
"Ah, ele rouba mas faz"
Se as pessoas mais esclarecidas que são capazes de analisar realmente a situação política que estamos vivendo não se abstivessem, duvido que políticos como Collor continuassem usufruindo do poder e do dinheiro público.
Depois de roubar todos (e eu disse) todos os brasileiros, lá está ele de novo, livre e 15 anos depois se aproveitando do poder que o próprio povo concedeu.
Agora veja o rapaz em questão: artista plástico que vivia da venda de quadros para turistas, já tem passagem pela polícia por ter roubado uma lata de leite ninho em 2006, está preso de novo, agora em uma delegacia de Maceió, sem a menor infra-estrutura porque roubou queijo para alimentar o enteado de 3 anos.
Não que ele esteja certo, há uma regra de troca na sociedade: o dinheiro pelos produtos que suprem as necessidades diárias. Porém o que se faz quando esse valorozo detalhe falta no momento que se vê uma criança de três anos com fome?
E o que mais incomoda é que as pessoas que cometem esse crime (o de roubar) como o objetivo de sobreviver são punidas, mas e aqueles que fazem o mesmo apenas para aculmular mais e mais riquezas? Ter o conforto de uma mansão fora do país, viagens caras e ternos de 5 mil reais?
Tudo bem que dizem que a justiça é cega, mas assim já é demais!!! Sem contar a tamanha ironia.

Amiga Mare, você tem toda razão: Vou-me embora para Pasárgada contigo, encontrar Manoel Bandeira e gente de bem que saiba fazer da vida um milagre diário!!!

link da reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2402200817.htm

PARA REFLETIR:

O Analfabeto Político
(Bertolt Brecht)

"O pior analfabeto é o Analfabeto Político.
Ele não ouve, não fala e nem participa dos acontecimentos políticos
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O Analfabético Político é tão burro que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia política.
Não sabe o imbecil que de sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista, pilantra
o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

1 comment:

Mare Soares said...

Concordo com a ironia e acho um absurdo. Mais absurdo ainda é prender um cara por roubar um queijo no mesmo lugar que colocaram o traficante.
O Brasil político é uma piada...

É, querida, só Pasárgada pode nos salvar.