Friday, March 21, 2008

Voltando à mais valia


Discutindo em aula esta semana, observamos alguns exemplos da exploração dos produtores para com os atores. Os primeiros ficam com a maior parte do lucro pagando uma ninharia àqueles que, com toda boa vontade ou por extrema necessidade mesmo, se dispõem a realizar seu trabalho.
Poxa, se há um grupo, se existe essa idéia de grupo de teatro (e deveria existir) por que não dividir o lucro? Por que não valorizar o que cada um faz dentro do trabalho coletivo?
Fiquei abismada que dentro do grupo Cirque du Soleil todos têm o mesmo lucro: desde os atores até a faxineira. Cara, isso é fantástico!!! Claro que tem que ser assim, afinal, sem um palco limpo, em condições de uso, fica difícil de realizar um bom trabalho e dessa forma todos têm seus esforços valorizados, independente da função que exerce.
Já escrevi quase um tratado sobre o meu pensamento que os outros chamam de marxista (vide post "A mais valia vai acabar, seu Edgar" em novembro/2005) e hoje descobri que ele pode ter um outro nome: Pensamento Sistêmico. Soa mais bonito e causa menos atritos.
Mas o que me deixou mais aliviada e tranquila nessa aula, não foi chegar a conclusão que este é um pensamento certo ou errado. Foi constatar que esse é um pensamento utópico.
Pode parecer algo ruim, mas o professor disse algo que me convenceu. Segundo ele, ser utópico é o que o torna necessário, pois é a partir dele que buscamos soluções para consertar o sistema falho em que vivemos.

Obrigada Sérgio! Mais do que uma aula de produção, levo seus ensinamentos para a vida!

1 comment:

Marinho said...

As pessoas acham que Fidel fez besteira em Cuba? algumas acham.... A mídia acha. Tudo bem. Algumas pessoas acham que o comunismo é impossível? Tudo bem, deixem achar que é impossível. Já foi dito que o homem nunca ia conseguir voar e que a produção de automóveis era inviável.
Quando a maturidade dos governos chegar, vamos perceber que tendemos a isso. Enquanto houver desigualdade, eu vou acreditar que o comunismo é possível e necessário.
É bom termos mais esse ponto em comum,
LYTM!!!!!!!