Sunday, April 27, 2008

Romantismo Moderno

Essa semana me peguei falando algo que em outras épocas seria contrário a tudo que eu acreditava. Em uma conversa, me vi afirmando categoricamente que casar virgem é uma visão muito romântica nos dias de hoje. Acho que já passei pelas três fases do romantismo, já tive aquele ufanismo, já me entreguei ao mal do século achando que morreria aos 21 anos como os grandes românticos, já utilizei todos exageros possíveis e imagináveis (e ainda uso...). E como, logo eu, me dou o direito de criticar uma atitude romântica? Casar virgem é romantismo? E daí? Conheço pelo menos duas mulheres que se casaram virgens beirando os trinta anos em pleno século XXI e, ao que me consta, são muito felizes e não se arrependem.
Os tempos mudaram, o romantismo também. Hoje existem novos valores, outros olhos para ver a vida. Mas o romantismo não acabou. Poderia até existir uma nova fase, quem sabe um Romantismo Realista, ou um Romantismo Moderno.
E quanto aos que decidem não se casar virgens, isto é, quando decidem casar, não há falta de romantismo nenhum.
O fato do casal não ter cedido aos desejos no primeiro encontro, ter aguardado o momento e o lugar certo para fazer valer a pena, o fato da mulher fazer com que ele saiba que entre outros que já passaram pela sua cama, ele foi o escolhido para ficar nela para sempre. Fazer com que ele compreenda que ele não foi o primeiro no seu corpo, mas que será o último.
Isso é romântico, é ser romântica. O romantismo não está naquele que chegou primeiro e que pode querer ir embora um dia (e às vezes até vai), mas naquele que, entre tantas mulheres, se aninhou nos seus braços e deixa claro prá você que veio para ficar... prá sempre!!!

2 comments:

.:: Roberta Conde ::. said...

Oi minha linda!
Seu blog é lindo!!!
Nossa.. quem dera seu poeta como vc! Eu estou TENTANDO escolher palavras que combinam uma com a outra,só isso. hehehehe
De verdade, quero começar a escrever bem mesmo. Tenho lido bastante, tem me ajudado. Então começo com frases pequenas.. quem sabe um dia escrevo textos gigantes! eeee!!!
Coloquei seu blog como favorito! Coloca o meu tbm! Bjão linda.. mta saudade de vc!

Hudson Pereira said...

Olá Patricia!
Por mais que digam, há sim um lugar para o romantismo na pós-modernidade,mas tem sim e creio que eu vc somos bons representantes. Quanto á tão clamada virgindade, com a pessoa certa é como se fosse sempre a primeira vez. Assim cantou Madonna...
Um beijo.