Sunday, April 06, 2008

O Ciclo Sem Fim

Oroboros, do grego, aquele que devora a própria cauda e representa o eterno retorno, o verdadeiro ciclo da vida.

Estive pensando nas pessoas que nos deixaram nesse início de ano. Amigos, parentes, famosos que cumpriram suas missões na Terra e deixaram saudades de sua presença, sua alegria...
Em contrapartida, vejo também os anjos recém-chegados, recebidos de braços abertos e com festas, para integrar nosso círculo de amizades, aumentar a família. Vejo com alegria aqueles que ainda estão por vir, protegidos ainda e cuidados com carinho até chegar o momento de marcar a sua presença no mundo.
Assim, constatamos visivelmente o ciclo da vida acontecendo.
Fico imaginando quando vai acontecer comigo... Quando chegar a minha hora de contribuir com o meu gene para perpetuar a minha família e transmitir o meu legado. É algo que me assusta... me assusta ser mãe, mas é o instinto de toda mulher e, confesso, que nunca tive tanta vontade de sentir um novo ser se desenvolvendo dentro de mim, uma junção do amor sincero entre duas pessoas.
Já quis ser mãe por inúmeras razões: para segurar namorado, para agradar minha mãe, para que meu avô não partisse sem conhecer o bisneto, para tentar (em vão) salvar meu casamento...
Mas agora é diferente... Talvez pelo tempo passando e sussurando no meu ouvido que eu sou mulher e não posso esperar muito para decidir. Porém, não é só isso, é algo mais forte. É o fato de ter encontrado alguém com quem eu quero compartilhar mais esse momento, alguém com quem eu quero estar junto e não há outro motivo senão completar a nossa felicidade, apesar de saber que ainda leva um tempo para conseguirmos acertar nossa condição.
Sei que meu relógio biológico está correndo, mas não estou com pressa, ainda tem tempo. Quero aproveitar cada dia, cada momento compartilhado, cada palavra de amor trocada, cada lágrima de saudade, cada beijo de reencontro... tudo devagar e deliciosamente saboreado para fazer cada minuto valer a pena, para comemorar a conquista de cada obstáculo vencido.
Só assim eu estarei satisfeita na hora em que eu tiver que sair de cena. Satisfeita e realizada, deixando minhas palavras rabiscadas nas folhas de um velho caderno, saudades aqueles que participaram efetivamente ou não da minha vida e, principalmente, o legado que Brás Cubas negou, eternizando-me nas minhas gerações seguintes...
Tudo isso para deixar a minha marca nesse ciclo sem fim.

2 comments:

Marinho said...

"o fim é só o começo. Não há um encerramento definitivo para as coisas" Para mim, o rei lêao é um dos filmes coerentes que conheço. esse clip com o resto do filme só perde para o filme Samsara que é uma obra maravilhosa.
Se realmente vivemos na natureza, em um meio que tende ao equilibrio por que somos tão emocionais com o nascimento e a morte? Talvez seja igual a filmes do woody allen. A gente até entende o meio mas o início e o fim são sempre incógnitas...
A vida é uma etapa, mas isso não significa que é uma tormenta.
Juntos, vamos fazer desse caminho o mai lindo e duradouro possível. Nos entravas da vida,a gente dribla os problemas, aceleras as tormentas e comemora todos os bons lances.

Deise Daros said...

A sua marca nesta vida, certamente você já vem deixando a bastante tempo!
E, diga-se de passagem, de uma maneira linda e poética!
Ser mãe é meu maior sonho. Acho que só assim serei completa!
Não se assuste, não tenha medo... O medo só nos desistimula!
Não tenho dúvidas que você será uma ótimaaaaaa mamãezinha e espero que, seu legado será tão maravilhoso quanto a genitora.

Obs.: Me perdoa a ausência, a falta de comentários aqui... é que a facul tá uma loucura e eu estou afogada em trabalhos e correndo pra estudar para as 11 provas que vem chegando!

Grandeeee beijo, querida!