Sunday, July 17, 2005

Primeiro dia de teste na FundArte 06/07

Bom... É a segunda vez que estou fazendo este teste. No final do ano passado tinham 120 pessoas inscritas para 25 vagas. Fizemos os testes no palco e todos puderem ver todos os testes.
Desta vez havia apenas 30 inscritos, mas os avaliadores deixaram claro que o número de vagas poderia variar nesse caso e que quem tivesse a nota abaixo de 1 em alguma das avaliações já estava fora. E eu garanto, não é difícil tirar menos que 1, não!!!
Foi avisado também que por ter poucos inscritos, todos estavam automaticamente na segunda fase, então teríamos somente dois dias de teste (e não três como o previsto).
Também por ter pouca gente, os testes foram realizados em uma sala de aula. Entrava de 5 em 5 e cada um apresentava sua cena.
Para o primeiro dia, desta vez, escolhi uma cena da peça "O Santo Inquérito" de Dias Gomes. Interpretei a única personagem feminina da peça, Branca Dias. Foi bem legal, pois dos poucos que escolheram essa personagem, ninguém escolheu a cena que eu fiz... (Já percebi que a maioria opta pelas prostitutas de "Abajur Lilás" do Plínio Marcos).
A Branca era neta de novos cristãos, portanto, tinha conhecimento da Bíblia, frequentava a igreja. Mas certo dia salvou um padre de se afogar e este dá a entender para nós leitores que está apaixonado por ela, por isso quando um Inquisidor aparece na cidade ele a denuncia por heresia.
Porém ela é tão inocente que não consegue perceber onde ela está pecando e acaba passando por um inquérito.
A cena que escolhi é justamente um monólogo onde ela está presa no convento aguardando seu julgamento. Sozinha com seus pensamentos, ela tenta entender o que está acontecendo e o que os inquisidores pretendem mantendo-a num lugar tão escuro tão cheio de "...trevas. Trevas onde o Diabo é o rei(...)".
Depois foi o teste de improvisação, criatividade e dinâmica de grupo. Eu acho essa a parte mais complicada, tivemos de improvisar uma cena num enterro e sem falar... Em meio a alguns chorando, uns rindo, outros indagando em gestos, decidi ser o padre. Cheguei com a Bíblia, abri este Livro, benzi o corpo e fui embora. Mais uma vez não interagi com o grupo (no ano passado fui uma prostituta numa praça e também fiquei deslocada). Já sabe... se eu não passar desta vez é por causa da Improvisação de novo...
Também tivemos de nos apresentar usando a criatividade. Finji que estava andando numa corda bamba e caí ao me distrair para dizer meu nome. Acho que essa valeu!
O primeiro dia de pânico foi isso... Saí de lá quase 10 da noite para ir até a casa da minha mãe para prestigiar o aniversário da minha irmãzinha (que já estava dormindo quando cheguei - mas eu cheguei).
O próximo post é sobre o segundo dia de teste e amanhã finalmente é o resultado....

Até mais

No comments: