Friday, July 25, 2008

Fuga virtual


O que você faz quando olha do lado e se vê sozinho? Todos têm algo o que fazer e juram que adorariam fazer algo com você, mas sempre tem algo que os impede.
Não tenho idéia quanto ao passado, como era possível lidar com essa situação. Mas hoje em dia... hoje em dia ninguém mais fica sozinho porque existe um mundo paralelo edificado por códigos binários onde você pode ser o que quiser.
É tão simples montar cidades e cenários, lugares maravilhosos, ilhas paradisíacas, iates de última geração. E o melhor, cheios de amigos. Festas e mais festas, bebidas sem o problema da lei seca, sexo livre de qualquer doença ou de uma gravidez indesejada. O mundo perfeito onde tudo é possível e o dinheiro nunca falta.
E quando o corpo pede o descanso, existe o botão mágico chamado "Sign out" e pronto, você apaga as luzes e vai dormir, feliz por ser tão popular e divertido no mundo cibernético.
Lá vc conhece pessoas que se tornam amigos de infância... Não por demagogia, não. São pessoas que te entendem muito bem porque sofrem da mesma realidade: a ausência. E aqui não estou falando de falta de carinho, de afeto. É a ausência física. A compania de alguém que tope ir ao cinema, ou para tomar um refrigerante no shopping, ou simplesmente sentar-se no banco de uma praça (aquela na esquina de casa) para falar mal da vida dos outros e dar muita risada.
Mas afinal, quem precisa disso? Toque, sensações, carinho no rosto, sorriso fraternal? Ninguém mais precisa se preocupar em ser amável, em dar ou receber carinho, desde que tenha uma internet banda larga e uma conta no google.
Isso me faz crer que quanto mais colorido fica o mundo virtual, mais cinza fica a vida.

Desculpe, caros leitores, por esse blog estar ficando deveras pesado. Mas esse é o único canto onde o vento pode espalhar essas palavras e sentimentos que me consomem, que a cada dia que passa mais me faz crer que eu também sou uma ilha.

"Às vezes tudo que eu queria era alguém para pular do precipício comigo para me ensinar a voar!" (Eu por mim mesma)

2 comments:

Marinho said...

problemas sempre existiram, existem e existirão. a questão é como contorná-los. é como ver um copo: meio cheio ou meio vazio.
a questão não é repudiar a ausência física. é comemorar que quem não pode estar perto, está do nosso lado do jeito que dá. mesmo que somente virtual.
Os problemas sempre existirão e nós temos as armas para enfrentá-los e contorná-los. Mas devemos nos levantar e realmente fazer isso.
esperar eles se resolverem sozinho ou ficar reclamando a injustiça da vida só te deixa mais cinza.
beijos borrados!
se cuida!

Paty Augusto said...

Respondendo:
Não disse em nenhum momento que a "fuga virtual" é ruim ou boa. Depende realmente de como se vê o copo e saber aproveitar as oportunidades. Esse post é só uma reflexão sobre a degradação do relacionamento humano.
Também apelo de vez em quando para a "cidade de códigos binários" e foi graças a isso que conheci pessoas fantásticas, inclusive você, Luiz, que consegue ultrapassar a tela de cristal líquido e se fazer presente sempre na minha vida.