Monday, August 04, 2008

De repente 30


Não... ainda não alcancei a casa dos "INTA", mas estou quase lá: pouco mais de 5 meses. O interessante é que as pessoas falam que a gente passa por crises quando chega em determinadas idades. Bem, cheguei aos 15, passei pelos 18, tropecei nos 21 e quase nem percebi os 25. Porém o "3.0" nem chegou ainda e já está me incomodando.
Sabe quando você se cansa de viver os dias iguais e resolve que quer mudar, dar uma guinada, fazer uma revolução geral? Daí você ergue a cabeça, olha prá frente e dá de cara com aqueles "3" e "0" te encarando.
Não é a minha vida sentimental/amorosa que está me incomodando, não. Essa eu já mudei, ignorei totalmente esse nomerozinho aí, esnobei, torci o nariz e mudei mesmo. Mudança difícil e conturbada, mas sem arrependimentos. Hoje estou em paz, amando e sendo amada, satisfeita e com muitos planos.
O que incomoda nessas 3 décadas é o caminho da minha vida profissional. Como é possível eu ter escolhido tão errado? Quanto tempo mais eu tenho que comer dessas garfadas amargas para financiar meu sonho , a minha vontade de ser atriz?
Sonhos... Quantos já vivi... quantos ainda falta viver. De quantos já abri mão e de quantos desistirei novamente por conta dos meus sentimentos?
Vejo pessoas a minha volta correndo atrás do que querem, dedicando-se 24 horas por dia aos seus sonhos e me vejo nelas. Eu... nos meus 18, 19, 20 anos... Como eu me divertia, como eu buscava, como eu acreditava!
É isso que vejo quando olho prá trás: a menina que abraçava o mundo e acreditava ser capaz de mudar a realidade a sua volta com um pedaço de giz e lousa.
Hoje me encontro tão cansada de tudo, desanimada, sem vontade de sequer tentar mostrar um mundo novo, colorido pelo conhecimento.
E lá na futuro, lá na frente, a grande interrogação está rodeada pelos meus sonhos. Sonhos que parecem tão distantes, separados de mim por um caminho tão obscuro. Sonhos que eu mesma fui adiando e hoje tenho medo de não conseguir alcançá-los a tempo. A cada manhã agradeço por ter mais um dia de vida, por poder dar um passo a mais em direção a eles. Agradeço ao bocado amargo que tenho que engolir sem mastigar para financiar mais um pedacinho de realização pessoal.
Tento ser otimista, mas confesso que pensar nos 30 me deprime. Porque só agora me dei conta que a cada passo é um dia e qualquer momento pode ser tarde demais para chegar até meus sonhos.
Quanto aos sentimentos, nisto estou bem resolvida. Mesmo que não possa vir a viver meus sonhos, eu amo... Amo minha família, meus amigos, meu namorado, meu cãozinho... Amo o verão, o dia que nasce, o entardecer, a Lua e o Sol, mesmo quando eles não aparecem.
Pode até parecer loucura, mas entre meus sonhos e meus sentimentos, ainda fico com meus sentimentos, pois eles são reais, eles são e estão presentes e são eles que me movem às realizações.
E tem outra: o mundo pode roubar todos os meus sonhos, negar a realização de todos eles, mas meus sentimentos não... Esses não, porque esses são meus, seja aos 15, aos 20 ou aos 30.

"Eu não tinha esse rosto de hoje
assim calmo, assim triste, assim magro.
Nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha essas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas.
Eu não tinha esse coração
que nem se mostra.

Eu não dei por essa mudança
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida minha face?"

(Cecília Meireles)

2 comments:

Márcio Lima said...

Espera chegar aos 33...

Marinho said...

a pior idade � aquela que voc� n�o brinda mais. Porque s� se brinda quem tem planos... A pior idade � aquela que ao olhar pra tr�s, voc� acha que tudo j� foi feito. N�o h� mais nada novo ou n�o h� mais for�a pro novo.
Sorte a sua ( e aminha tamb�m) que sei que voc� ainda tem muitos planos, muitos brindes e muita for�a pra dar volta por cima e recome�ar....
estou com vc sempre pro q precisar!