Friday, August 22, 2008

O silêncio



É o silêncio...
Sim, o silêncio.
O silêncio que leva a alma flutuar
Desejar estar em outro canto,
Viver outra vida,
Seguir outros sonhos...

O silêncio...
Que faz a cabeça funcionar
Viajar para longe
Acordar sonhos que já estavam esquecidos.

Silêncio...
Que nos faz refletir,
Avaliar nossos atos,
Rever nossos conceitos.

Que nos traz pessoas distantes
Que nos leva as angústias
Que abre e liberta nossa mente
Das mais absurdas torturas.

O silêncio tão necessário hoje em dia,
Abafado pelo barulho dos motores da cidade
Da briga dos pais,
Dos tiros no morro,
Da música alta no ouvido da juventude
Para abstrair tudo isso.

O silêncio...
Para trazer de volta a paz nas famílias
Nas casas,
Nas ruas...
No coração dos Homens,
Que só querem caminhar sossegados
Nas belas noites de lua
Admirando o cinza da cidade
E apreciando o silêncio.

Ah... o silêncio!

Paty - 22/08/2008

Há um tempo estou pensando em escrever algo sobre o silêncio. Os três dias que fiquei sem poder falar me fizeram perceber que para cada coisa importante que eu deixava de dizer, outras 100 desnecessárias também ficavam guardadas comigo. Outras tantas coisas que evitavam conflitos, mágoas... Por não falar no impulso, eu pude repensar o que eu queria ter dito e se valia a pena mexer em tal vespeiro. Ou então encontrar uma forma mais amena de dizer algo desagradável.
Se bem que não sou muito de falar sem pensar... mas muita gente é... e as vezes até enche a boca para dizer: "Eu não guardo, não, falo mesmo!" Numa atitude totalmente impensada e egoísta.
Agora quem acha que perde uma oportunidade se ficar calado, pense quantas não perdeu por não ter ficado...
Silêncio... falta um minuto de silêncio no mundo. Um minuto que leve a reflexão do caos que estamos vivendo e do que precisamos fazer para ajudar a mudar isso.
Que tal começarmos com um minuto de silêncio?

FRASE DO DIA:
"Só entende o valor do silêncio quem tem a necessidade de calar para não ferir alguém."
(Desconheço o autor)

2 comments:

Marinho said...

Enfim de volta e que regresso.
fico sem plavras, inclusive!

Avaliar o que se é dito quando temos a liberdade de falar o que bem quisermos é uma etapa deliciosa que só vai nos levar as outros aprendizados.
parabéns pelo poema lindo ( um dos mais belos q ja li)
e continue usando sua voz para fazer meu dia melhor.
beijos!

Luiza Callafange said...

O silêncio é extremamente necessário, querida Patrícia. Já tive muitas experiências difíceis na minha vida, e aprendi o quanto isso é importante...
Meu namorado ainda não compreende porquê algumas vezes eu teimo tanto em ficar quieta...Mal sabe ele que não páro de pensar por dentro...Em tudo! Tudo que não paramos para pensar quando estamos ocupados com a vida.