Sunday, February 02, 2014

Festa no Mar


E hoje é o dia dela: A Rainha das Ondas e Sereia do Mar.

Dois de Fevereiro é o dia que celebra-se o dia de Nossa Senhora dos Navegantes, ou, no sincretismo religioso, Iemanjá.

Hoje, um dia quente demais, escolhi o final da tarde para caminhar até a praia e sentar-me nas pedras observando a beleza das ondas que chegam até a praia, molham nossos pés e lavam a nossa alma.

Como boa filha de Iemanjá, eu também precisava participar dessa festa. Precisava ir lá, conversar com ela e agradecer. Pedir não, só agradecer por todas as bênçãos que recebo diariamente. Agradecer por tantas lágrimas que ela recolheu e tantas alegrias que ela me trouxe.

Agradecer por ela ser a minha grande intercessora junto a meu pai Oxalá e por toda proteção vinda deles.

Fui fazer minhas orações e jogar as minhas flores (simbolicamente para não sujar o mar). Fui sentir o aroma de seu perfume que me dá a força necessária para continuar meu caminho.

Fui ver a festa no Mar, com as crianças brincando nas águas da Mãe-Sereia e com as pessoas caminhando calmamente pelas areias brancas da praia. Fui me sentar e contemplar, ainda sem acreditar que este é o lugar onde vou morar por, pelo menos, os próximos dois anos...

"Retira a jangada do mar
Mãe d'água mandou avisar
Que hoje não pode pescar
Que hoje tem festa no mar!

Lere lere lere Iemanjá
Ela é, ela é, ela é a Rainha do Mar"

Salve minha Mãe! Salve Iemanjá!

No comments: