Friday, November 01, 2013

Novembro e O Canto do Poeta

Finalmente, Novembro! O penúltimo mês do ano. As lojas já estão enfeitadas para o Natal e os preços já estão subindo. Porém, estamos também a um passo das merecidas férias e do Verão!!! Ansiosa para poder sentir o calor do sol, tomar banho de mar e escutar as ondas atingindo as pedras na praia... Ah, como preciso disso!!!

Enquanto isso, no decorrer desses 30 dias, o quarta nota traz Evanescence... Não era o que eu tinha programado, queria músicas nacionais, pois estou sentindo falta delas... Mas percebi que Amy Lee tem muito o que dizer ainda... Então, deixarei ela gritar pelo blog no decorrer desse mês.

Já que o mês começa em uma sexta, o dia que gosto de citar poetas e poemas que me inspiram, vou começar com Flora Figueiredo.

Essa para mim é uma poetiza de um só poema. Não porque ela não seja boa o suficiente, muito pelo contrário. Se ela fez com que eu me apaixonasse lendo apenas um de seus poemas, a mulher deve ter sido fantástica.

Porém, é uma poetiza que, infelizmente, só conheci este poema e não tive oportunidade de conhecer mais escritos. Culpa minha mesmo, que na correria não cheguei a pesquisar mais sobre ela.

Mas é ela que vem abrir Novembro... O penúltimo mês do ano! Agora, deliciem-se com estas palavras tão doces...

Se

Se eu tivesse dedos de fada,
bordaria estrelas no jardim
que fossem macias e estofadas 
para que, descalço, você andasse sobre elas
como quem pisa em canteiros de cetim.

Se eu tivesse dedos de fadas
desenharia flores pelo teto
que fossem azuis e perfumadas
para que os anjos, devidamente seduzidos,
dissessem Amém aos seus sonhos preferidos.

Se eu tivesse dedos de fada,
rabiscaria acordes nos espaços
que fossem quentes e excitantes
para que você desdenhasse do cansaço
a cada vacilo no seu chão de caminhante.

Mas, por não ter dedos de fadas,
vou tentar modelar como um poeta
a palavra correta e o peito ardente
para que você descubra finalmente 
que sou sua poesia predileta.

Flora Figueiredo

No comments: