Sunday, December 23, 2012

Considerações sobre a Argentina

Casa Rosada

Bom, estando de volta de Buenos Aires tenho algumas considerações a fazer, começando pela língua Espanhola. Como é difícil! Várias vezes o Rodrigo ficou me trolando por causa da cara de medo que eu fazia toda vez que alguém se aproximava de mim e perguntava algo. Eu simplesmente travava e ficava que nem doida procurando por ele para me salvar. Ah, se não fosse ele...

Apesar de todo mico e de alguns apuros, alguma coisa a gente aprende. Por exemplo, eu já sei que SORBETE é CANUDO. O duro é lembrar disso na hora que você ouve a palavra. Você entra para comprar água e a mulher pergunta: "Quieres un sorbete?" Daí você pensa: "Bem que um sorvetinho nesse calor ia bem." Ainda bem que o Rodrigo intervia a tempo, antes de eu dar um fora.

Outro ponto: Como argentino é educado. Eles não podem ver uma senhora, uma mulher com criança no colo ou uma grávida entrar no transporte que eles oferecem o lugar. Eu recusei vários, mas alguns não dava tempo porque a pessoa já levantava e saía andando. Eu teria achado muito conveniente SE eu estivesse grávida. Fazer o quê? Essa situação deveria servir de exemplo para eu começar a seguir a dieta que a nutricionista me deu. Quem sabe em 2013... Ano novo...

Um lembrete: Nunca mais reclamar dos metrôs e trens de São Paulo. Buenos Aires foi a pioneira na questão do transporte subterrâneo na América do Sul, mas parou no tempo. Os trens são muito velhos, pichados, tem um que tem até o banco de madeira. As plataformas são estreitas e teve dia em que a gente esperou 20 minutos pelo próximo metrô, o que lotou a plataforma e o trem... É uma forma de transporte que nos ajudou muito, mas é bem precária.

Constatação: Sou viciada em Empanada de Carne e nunca me alimentei tão bem fora do Brasil como lá. Nove dias em Buenos Aires eu comi mais carne do que as duas vezes que fui para os EUA. E olha que na segunda vez fiquei um mês por lá...

Acho que é isso. Gostei muito da viagem, foi ótimo conhecer outra cultura, como sempre. Até os micos foram divertidos.

Hora de planejar a próxima... Depois de conseguir reorganizar as contas...

No comments: