Caraca, não conhecia esse Desafio Literário. Finalmente tenho a oportunidade de desencalhar a pilha de livros que tenho para ler. Espero conseguir cumprí-lo da melhor forma possível. Sair um pouco do computador e mergulhar no mundo dos livros de novo. Convido a todos leitores para participar também. Segue abaixo o texto que tirei do blog Falta do que Fazer
"A ideia é que cada participante leia pelo menos um livro por mês seguindo os temas propostos e publique uma resenha. Não valem releituras, a ideia é explorar novas leituras e tentar desencalhar os livros da pilha "vou ler".
Para quem se animar, é só clicar aqui para ver as regras do desafio desse ano. O desafio 2013 está bem mais livre que nos anos anteriores e nem precisa fazer uma lista prévia das suas leituras."
Segue abaixo a lista de temas por mês. Ainda estou pensando e aceitando sugestões, mas já vou expor alguns dos meus interesses...
JANEIRO - TEMA LIVRE
Para aproveitar o tempo junto da família e dos amigos com muita leitura, o tema é livre! Aproveitem para escolher obras que, por algum motivo, não foram lidas no ano que se foi. Releituras não valem, pois o propósito maior do DL é desencalhar os livros daquela lista básica de leituras pendentes – que não para de crescer nunca.
Vou aproveitar para ler um dos livros que trouxe do EUA, "Bird Man, the many faces of Robert Stroud". É a história de um dos prisioneiros de Alcatraz. Está em inglês, óbvio, mas também é uma oportunidade de praticar minha segunda língua...
FEVEREIRO - LIVROS QUE NOS FAÇAM RIR
No mês da alegria e da folia, está valendo quaisquer obras que despertem o riso pela comicidade presente no enredo.
MARÇO - ANIMAIS PROTAGONISTAS
Após as festas de fim de ano e o carnaval, quando a vida é retomada de fato, devemos ler obras cujos personagens protagonistas são os animais. Vale dizer que eles podem até compartilhar a posição de personagem principal com outros personagens humanos, mas nunca estando em menor destaque.
Seria uma boa oportunidade para tentar ler "Marley e Eu"... Quem sabe?
ABRIL - UMA OU MAIS DAS QUATRO ESTAÇÕES NO TÍTULO
Se a tendência é Outono/Inverno ou Primavera/Verão, não importa. A moda da vez é ler obras que contenham no título uma ou mais das quatro estações do ano.
Pensei de cara em "O Despertar da Primavera", mas já li para o teatro... "Ponte de Outono" talvez...
MAIO - LIVROS CITADOS EM FILMES
Literatura e Cinema são tão intrínsecos! Para quem é cinéfilo, não será tão difícil escolher as obras citadas em filmes; para quem não o é não há motivo para preocupação. Nossa equipe irá preparar uma lista especial para atender aos objetivos não só deste mês como também de todo DL.
JUNHO - ROMANCE PSICOLÓGICO
No Brasil, o romance psicológico mais famoso é Dom Casmurro, de Machado de Assis. Até hoje, paira dúvida se Capitu traiu Bentinho. Este gênero literário, portanto, caracteriza-se por ressaltar a mente humana. O meio ambiente em que se passa a história é irrelevante se comparado ao pensamento e ao comportamento dos personagens, cuja intimidade é revelada pelo agir e sentir.
Acho uma boa hora para ler "A Paixão segundo GH". Clarice Lispector sempre traz a mente humana muito forte em suas obras
JULHO - COR OU CORES NO TÍTULO
Férias é tudo de bom para quem pode! Pena que o tempo no inverno é acinzentado, né? Então aproveitem o tempo livre embaixo do edredom e com muita leitura. Neste mês só está valendo obras que contenha no título cor ou cores.
Estou pensando seriamente em "Cinquenta tons de Cinza"...
AGOSTO - VINGANÇA
A vingança é o ato de agir contra uma pessoa em resposta ao que ela tenha feito de prejudicial, de modo que ela sinta na pele o que se passou e que não repita mais a ação nociva. É o famoso “Olho por olho, dente por dente”. Neste mês, devemos nos deliciar com obras cuja trama seja a da vingança.
"A letra Escarlate"... Estudei esse livro na faculdade, mas nunca cheguei a ler...
SETEMBRO - AUTORES PORTUGUESES CONTEMPORÂNEOS
O ícone maior da literatura portuguesa é, sem dúvida, José Saramago – o único a receber o Prêmio Nobel. Mas que tal descobrirmos outros talentos literários de Portugal? Neste mês, então, devemos ler obras de autores portugueses contemporâneos. Com certeza, haverá grandes revelações literárias!
OUTUBRO - HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO
Quem sobrevive a grandes tragédias ou a graves doenças, comumente, relata sua experiência de superação, através da luta e da fé, pelos meios de comunicação locais, regionais, nacionais e internacionais. Neste mês, devemos ler histórias de superação – sejam reais ou fictícias e aproveitá-las como lições para toda a vida.
NOVEMBRO - LIVROS QUE FORAM BANIDOS
A leitura é tão importante para a formação do ser humano que, em vários momentos da história, determinados livros foram banidos por serem considerados, pelas autoridades, inadequados à população – que poderia ser subvertida por meio da leitura. Em novembro, que tal ler livros que foram banidos?
DEZEMBRO - NATAL
O ano passou voando! Para desacelerar o passo, devemos ler obras que falem do Natal – a época mais fraterna do ano. Entre um capítulo e outro, não se esqueçam de: montar o pinheiro, decorar a casa, comprar presentes, organizar o amigo secreto, preparar o cardápio e desejar FELIZ NATAL a todos!
No comments:
Post a Comment