Monday, December 17, 2012

Quinto dia

El Ateneu

Acho que em toda cidade grande é assim, os locais turísticos fecham as segundas-feiras... O que fazer no quinto dia, então? Tour de compras!

Não, não vale a pena para comprar. Vale pelo passeio. Como no Brasil, os tais Outlets na Av. Córdoba não compensam em nada. Claro que as roupas são mais baratas do que na loja usual, mas mesmo assim, não chega a um valor que eu aceite pagar. 

E mais uma vez camelamos pela cidade. Depois de almoçar, fomos até a livraria El Ateneu. Ela foi construída dentro de uma antiga casa de show e é enorme... Tudo que se possa imaginar dá para encontrar lá. Fiquei babando em um dicionário inglês-espanhol, mas acabei não trazendo. Não pelo preço, mas fiquei considerando no que ele me seria útil. Daí, resolvi guardar os pesos para outra coisa...

Da literatura Brasileira encontramos de Clarice Lispector a Paulo Coelho. Em espanhol. É, desisti de comprar qualquer coisa por lá, mas é um passeio que vale a pena para tirar fotos e xeretar os livros. Eu sou meio que "rata" de biblioteca, então, me divirto muito nesses lugares.

Dali seguimos para o Museu de La Ciudad. É um ambiente pequeno em uma rua bem escondida no furor do centro de Buenos Aires. Estava tendo uma exposição de chapéus e perucas. Bem exótico, eu diria.

Congresso Nacional foi nossa próxima parada. Outra construção imponente de Buenos Aires, com colunas gregas e aspecto europeu antigo. Vale as fotos e o passeio pela praça em frente, onde encontramos a população local tomando Chá enquanto as crianças brincam. Toda essa paz rodeada pelo trânsito caótico da cidade grande.

Continuando nosso passeio, o ponto alto do dia: Visita guiada no prédio Barolo. É um edifício que foi inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri, sendo que o térreo seria o Inferno, logo a cima o Purgatório e por fim o Paraíso, constituído por 8 andares que representavam os 5 planetas conhecidos na época, mais o sol, a lua e as estrelas. Ao final disso, temos o farol, que servia para guiar os barcos até ali.

O prédio foi construído para abrigar a obra de Dante na época da guerra. Era o plano B, se a Europa fosse destruída, essas obras teriam que ter um novo lar. Porém isso não aconteceu. 

Acabados, mas com fome, retornamos ao hostel para banho e seguir para uma pizzaria bem bacana. Lá decidi tomar o famoso Fernet com Coca. Olha, eu costumo dizer que não existe no mundo bebida pior do que Campari. Essa chega bem perto... Para começar tem gosto de remédio. Para ter uma idéia do que é, pega um daqueles flaconetes de Eparema, coloca coca-cola e gelo e manda prá dentro. Sim, é esse o gosto: Eparema com Pepsi. Quando vier a Buenos Aires, se quiser constatar o que estou dizendo, vá em frente, mas não diga que não avisei...

A pizza estava deliciosa. Jamón con Queso. E a empanada de entrada também não era ruim. Já comentei que estou ficando viciada em empanada? Pois é... É bom eu achar um lugar no Brasil com empanadas boas...

E foi assim que terminamos nosso quinto dia na terra dos Hermanos... Vamos lá que o passeio está só pela metade...

No comments: