Friday, December 04, 2009

Eu e o Teatro atualmente


Dias desses sonhei que eu estava no palco, refazendo uma cena de um dos exercícios que apresentei na Fundarte. Engraçado é que a cena estava perfeita, exatamente como eu a tinha imaginado quando a propus. Eu estava ótima em cena, confiante, convincente. Fiquei toda orgulhosa de mim.

Mas isso foi no sonho, a realidade é bem diferente. Toda essa confiança me escapa, tudo parece tão mais difícil e de repente eu travo. Minha atuação não fica natural e a pouca experiência que trago da Fundarte me leva a temer o palco: o lugar onde eu me realizo e ralei tanto para estar.

Quando eu era adolescente eu não tinha tantos bloqueios. Eu pegava um tema, escrevia, ensaiava, atuava e apresentava para os alunos, os professores, a comunidade... Eu era a escritora, a diretora a atriz e nada era obstáculo para mim.

Vendo os tapes dessas atividades que foram filmadas na época, percebo erros terríveis de atuação que aconteciam por falta de estudo. Conscientemente ou não, eu conhecia esses erros, sabia dessa dificuldade, o que me levou a buscar a Fundarte para me especializar e poder atuar profissionalmente.

Porém, com o estudo, algo em mim mudou. Agora, tenho a técnica, conheço os padrões de atuação, mas me falta a espontaneidade, a disponibilidade de fazer tudo pelo teatro, substituir as noites de sono pela empolgação de ter algo para dizer, para mostrar para as pessoas.

Não sei o que aconteceu, nem se tem algum culpado por isso (eu acho que não). Só sei que sinto falta do palco, tenho vontade de estar lá e, ao mesmo tempo, sobe um frio pela minha espinha me preenchendo de medo de voltar a encarar a ribalta.

Sinto falta do palco, mas sinto ainda mais falta de toda empolgação que eu tinha para fazer as coisas relacionadas ao teatro, de toda disponibilidade, de toda naturalidade com a qual eu encarava o público, de toda motivação... Gostaria de reencontrar tudo isso para poder destravar a atriz que ficou perdida em algum lugar dentro de mim...

#frustração

Wednesday, November 25, 2009

Quarta Nota - Ciclo sem fim

O campo aberto regado por lágrimas... Quem já não passou por isso? Dar as costas a uma lápide fria, deixando lá uma pessoa querida. Passei por isso ontem. Nem conhecia a moça, mas conhecia a mãe dela. Momentos muito difíceis, afinal, o que se pode dizer para uma mãe que perdeu a filha de 18 anos vítima de uma doença fatal? Não há palavras no mundo para consolar aqueles que deixam ali os entes queridos.
Porém, enquanto o sol queimava nosso rosto, e o vento bagunçava nossos cabelos, ao longe, bem ao longe, um choro de criança recém nascida surge para nos lembrar que logo as lágrimas serão de alegria por uma nova vida que está a caminho, porque esse é o...

...Ciclo Sem Fim
O Rei Leão



Desde o dia em que ao mundo chegamos
Caminhamos ao rumo do sol
Há mais coisas pra ver
mais que a imaginação
muito mais que o tempo permitir

E são tantos caminhos pra se seguir
e lugares pra se descobrir
e o sol a girar sobre o azul deste céu
nos mantém neste rio a fluir

É O Ciclo Sem Fim
Que nos guiará
a dor e a emoção
pela fé e o amor
até encontrar
o nosso caminho
neste ciclo, neste ciclo sem fim

É O Ciclo Sem Fim
Que nos guiará
a dor e a emoção
pela fé e o amor
até encontrar
o nosso caminho
neste ciclo, neste ciclo sem fim

Monday, November 09, 2009

Por uma blogosfera mais poética

(Foto tirada na Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre - jul/2009)

- Das Utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que triste os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!

- Da Felicidade

Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura,
Tendo-os na ponta do nariz.

- Do Amoroso Esquecimento

Eu, agora, - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?

- Da Indiscrição

Passível é de judicial sentença
O que na casa alheia se intrometer
Só nos falta é uma lei que aos importunos vete
A entrada em nossas almas, sem licença...

- Da Morte

Um dia... pronto! ... me acabo.
Pois seja o que tem que ser.
Morrer que me importa? ... O diabo
É deixar de viver!

Mário Quintana - Espelho Mágico

Wednesday, October 28, 2009

Desabafo


Sei, sei... é um dia atípico para eu escrever aqui... Mas, na verdade, estou tentando não enlouquecer. Onde foi que eu errei como professora? Em que caminho me perdi? As lágrimas escorrem pelo meu rosto, mas não são só lágrimas de tristeza... é indignação, raiva, desespero.
Não consigo entender tanto desrespeito por parte das crianças. Tanto descaso dos pais. Como podem não educar os filhos... prá quê pos no mundo então se é para deixar ao Deus dará. Educação não é obrigação da escola.
Tem horas que acho que vou enlouquecer, que não vou conseguir chegar no fim do ano letivo... e falta tão pouco... E cada gota d´agua que acontece na sala das 5as séries, me atinge como uma cascata. Tenho vontade de encher a cara de psicotrópico e dormir até meados de dezembro.
As pessoas a minha volta pedem calma, respirar fundo, controle... mas estou perdendo tudo isso, estou perdendo as rédeas e não estou mais conseguindo lidar com certas situações. O pior é escutar deles também que a culpa é minha, que eu que não imponho respeito, que eu é que largo mão.
Não digo que estejam errados... sei que a culpa também é minha, eu deveria ser mais rígida na sala de aula. Mas tudo que eu não preciso nesse momento é que fiquem jogando isso na minha cara... Eu sei que tenho parte nessa culpa. Todos sabem que a culpa é sempre do professor...
Eu queria uma solução, só isso... eu não tenho mais sanidade para buscar isso e tudo que é sugerido parece não funcionar.
Daí eu chego em casa, com toda minha indignação e até com tontura de tanto nervoso que passei e recebo a revista Nova Escola (que o governo assinou para nós) com a matéria da capa escrita em letras garrafais: "INDISCIPLINA - Como se livrar dessa amarra e ensinar melhor."
Eu ri... antes de começar a me debulhar em lágrimas. Sinceramente, tenho medo de ler essa reportagem. É muito fácil para as pessoas que estão de fora opinar, sugerir, julgar... Se você tem a solução, vai dar aula no meu lugar então...
Acho que já estou ficando louca... Eu só queria poder fazer meu trabalho, entrar na sala de aula e aplicar tudo aquilo no qual eu sempre acreditei, fazer aquilo que eu estudei a vida toda para fazer.
Mas infelizmente, é triste constatar, não acredito mais na educação. Todo dia me obrigo a levantar e ir para a escola, faço meu trabalho visando apenas meu salário. É pelo bendito dinheiro que vai me faltar no fim do mês que entro na sala de aula, coloco a matéria na lousa, explico para meia duzia que está interessado e saio, agradecendo por ter sobrevivido a mais uma aula e rezando para que o martírio acabe logo.
Não foi prá isso que estudei. Não foi esperando isso que eu enfrentei 8 anos entre magistério e faculdade e mais 6 anos e meio de inglês. É muita coisa para tanto desleixo e descaso da parte dos alunos e dos pais.
Minha geração era chamada de geração do futuro, a geração que faria do mundo um lugar melhor para se viver... E olha o que estão fazendo com as crianças...
Sei que muitos não vão compreender esse post e estou apenas registrando mais um motivo de julgamento por parte de alguns. Mas a única coisa que eu preciso agora é desabafar e libertar essas palavras pra ver se abre um pouco de espaço no meu coração para que entre um pouco de calma, tranquilidade e, por que não dizer também, fé.
Obrigada a quem me ouviu/leu sem julgamentos. Àqueles que julgaram, tudo bem também, não são os primeiros nem serão os últimos...

Wednesday, October 21, 2009

Quarta Nota - Make Believe

Quantas vezes fingimos... não por vontade, mas por querer acreditar em algo: num sentimento, num pensamento, numa teoria... Fingimos para não dar o braço a torcer, para não renegar um passado ou simplesmente por não acreditarmos que o passado deve ficar lá atrás... E quanta vida é desperdiçada, e quanto sentimento se esvai, e quantos corações se partem. É então que chega a hora de caminhar para frente que é onde se encontram as "ilhas desconhecidas".

Make Believe
Angra



Sat beside the meadow
Watching weeds agrow
Cleaned up all the ashes
Of my soul

Wrote down my own sentence
Now you take your way
Fades the last remembrance
Of your lovely pretty face

I, after all,
Just a lonely man - a lonely heart!

Working on the future
Floating on fate
Faced the circunstances
Cleared up the shades, so

Make believe
There's no sorrow in your eyes
Can't you see
We could never get back from the start
Minutes waiting, life's been wasted
... maybe I wanna die some other day,...another day

Hear the whispers of your hope
The answer wasn't told
No, don't laugh seeing me cry
The end I've left behind
(... the whispers of your hope are left behind!)

Make believe
There's no sorrow in your eyes
Can't you see
We could never get back from the start
Minutes waiting, life's been wasted

And I've tried,
Maybe you deny
Words of peace
For the future of our lives
Bring to me
Something else than a broken heart
I won't wait 'till my life is wasted
... maybe I wanna die some other day
...another day (3x)

TRADUÇÃO: FINJA

Sentado próximo à campina
Observando ervas crescenrem
Limpou todas as cinzas
Da minha alma

Escrevi minha própria frase
Agora pegue seu caminho
Desaparece a última lembrança
De seu rosto conito e amável

Eu, depois de tudo,
Apenas um homem solitário
Um coração solitário!

Trabalhando no futuro
Flutuando no destino
Encarei as cincunstâncias
Clareei as sombras, então

Imaginação
Não há mágoa em seus olhos
Não pode ver
Que nunca poderemos voltar ao início
Minutos esperando, a vida foi desperdiçada
... Talvez eu queira morrer num outro dia

Ouço os sussurros de sua esperança
A resposta não foi dita
Não, não ria ao me ver chorar
(... Os sussurros de sua esperança
São deixados para trás!)

Imaginação
Não há mágoa em seus olhos
Não pode ver
Que nunca poderemos voltar ao início
Minutos esperando, a vida foi desperdiçada

E eu tentei,
Talvez você negue
Palavras de paz
Para o futuro de nossas vidas
Traga a mim
Algo mais que um coração partido
Eu não esperarei
Até que minha vida esteja desperdiçada
... Talvez eu queira morrer num outro dia

Wednesday, October 14, 2009

Quarta Nota - All Star Azul

Amor... Vem, pega, enraiza e se torna parte do nosso coração. Tudo passa a ser lindo na pessoa que amamos e nos apegamos as coisas mais simples... Um olhar na nossa direção, um sorriso de satisfação, um suspiro de alívio por saber da reciprocidade do sentimento...
Tudo combina, tudo faz parte do dia-a-dia. E não há nada de estranho em gostar de um simples , mas tão importante, All Star Azul...

All Star Azul
Nando Reis



Estranho seria se eu não me apaixonasse por você
O sal viria doce para os novos lábios
Colombo procurou as índias mas a terra avistou em você
O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário

Estranho é gostar tanto do seu all star azul
Estranho é pensar que o bairro das laranjeiras
Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador
Aperto o 12 que é o seu andar não vejo a hora de te reencontrar
E continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem ficou pra hoje

Estranho mas já me sinto como um velho amigo seu
Seu all star azul combina com o meu preto de cano alto
Se o homem já pisou na lua, como eu ainda não tenho seu endereço
O tom que eu canto as minhas músicas para a tua voz parece exato

Estranho é gostar tanto do seu all star azul
Estranho é pensar que o bairro das laranjeiras
Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador
Aperto o 12 que é o seu andar não vejo a hora de te reencontrar
E continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem ficou pra laranjeiras
Satisfeito sorri quando chego ali e entro no elevador
Aperto o 12 que é o seu andar não vejo a hora de te reencontrar
E continuar aquela conversa
Que não terminamos ontem, ficou pra hoje

Friday, October 09, 2009

TGIF


Sexta-feira:

Meu dia da semana preferido. O dia em que todo stresse está chegando ao fim para dar lugar ao merecido descanso do fim de semana.

O dia em que, mesmo que eu trabalhe no sábado, tenho a sensação de dever cumprido, de ter fechado mais uma semana, de ter alcançado mais uma etapa, de ter sobrevivido a tantas frustrações, de ter brincado e lançado o meu sorriso o quanto pude para alcançar a tão sonhada sexta-feira com um suspirode alívio.

Sexta-feira: o dia que se dá uma pausa na dieta, nas preocupações, nas notas por fechar, nas provas por corrigir.

Sexta-feira que mesmo sendo chuvosa, fria, triste, desanimadora não deixa de ser sexta-feira, pois traz esse "UFA, ACABOU!".

Problemas? Agora só daqui há 2 dias... Hoje não vou pensar neles, porque hoje é sexta-feira.

É o dia perfeito para sair com os amigos, ficar com o namorado visitar a família ou se trancar no quarto com uma bacia de pipoca cutucando os canais até achar algo interessante para anestesiar a mente... ou se não achar nada, aproveitar para dormir mais cedo ou ficar no escuro pensando na vida enquanto o sono não chega.

Na sexta-feira tudo pode acontecer, a gente só precisa experimentar...
Justify Full
UM BRINDE À SEXTA-FEIRA!!!!

Frase do dia: "Até a pior das sextas-feiras ainda é melhor do que a melhor das segundas-feiras."

Wednesday, September 16, 2009

Quarta Nota - I´ve had the time of my life

Essa música vem para mostrar o quanto estou feliz ultimamente. Cansada, trabalhando pacas, mas caminhando ao lado da felicidade. E essa felicidade tem nome e um sorriso encantador que me conquista a cada dia... Rô, meu post de hoje é dedicado a você, a nós e à nossa felicidade!!! Porque as melhores horas do meu dia são as que passo contigo...

I´ve had the time of my life
Bill Medley & Jennifer Warnes





Now I've had the time of my life
No, I've never felt like this before
Yes I swear it's the truth
And I owe it all to you
'Cause I've had the time of my life
And I owe it all to you

I've been waiting for so long
Now I've finally found someone
To stand by me
We saw the writing on the wall
As we felt this magical fantasy

Now with passion in our eyes
There's no way we could diguise it secretly
So we take each others hand
'Cause we seem to understand the urgency
Just remember

You're the one thing
I can't get enough of
So I'll tell you something
This could be love, because

I've had the time of my life
No I've never felt this way before
Yes I swear it's the truth,
And I owe it all to you
Hey Baby

With my body and soul
I want you more than you'll ever know
So we'll just let it go,don't be afraid to lose control, no
Yes I know it's on your mind,when you say
"Stay with me tonight"(Stay with me)

Just remember,
You're the one thing,
I can't get enough of
So I'll tell you something,
This could be love because

I've had the time of my life,
(I've had the time of my life)
No, I've never felt this way before,
Yes I swear it's the truth
(Yes I swear)
And I owe it all to you

Cause I've had the time of my life
And I've searched through every open door
(through everywhere)
Till I found the truth
And I owe it all to you

(Instrumental)

(REPEAT 2X)

Now I've had the time of my life
No I never felt this way before
(Never Felt this way)
Yes I swear it's the truth
And I owe it all to you

I've had the time of my life
And I've searched through every open door
Till I've found the truth
And I owe it all to you
(I've had the time of my life, baby)

TRADUÇÃO

Agora eu estou tendo o melhor momento da minha vida
Não, eu nunca me senti assim antes
Sim, eu juro, é verdade
E devo tudo a você
Porque eu estou tendo o melhor momento da minha vida
E devo tudo a você

Esperei por muito tempo
Agora finalmente encontrei alguém
Pra ficar ao meu lado
Vimos o que estava escrito no muro
Enquanto sentimos essa mágica
Fantasia

Agora com paixão em seus olhos
Não há como disfarçar
Secretamente
Então pegamos a mão um do outro
Pois parecemos entender
A urgência

Apenas lembre
Você é a única coisa
De que não consigo me cansar
Assim, vou te dizer
Isso deve ser amor, porque

Eu estou tendo o melhor momento da minha vida
Não, nunca me senti desse jeito antes
Sim, eu juro, é verdade
E devo tudo a você
Ei, baby

Com meu corpo e alma
Quero você mais do que possa imaginar
Vamos deixar acontecer
Não tenha medo de perder o controle, não
Sim, eu sei o que se passa na sua cabeça
Quando você diz:
"Fique comigo hoje à noite"

Apenas lembre
Você é a única coisa
De que não consigo me cansar
Assim, vou te dizer
Isso deve ser amor, porque

Eu estou tendo o melhor momento da minha vida
Não, nunca me senti desse jeito antes
Sim, eu juro, é verdade
E devo tudo a você

Mas eu estou tendo o melhor momento da minha vida
E eu andei procurando em cada porta aberta
Até encontrar a verdade
E devo tudo a você

Agora eu estou tendo o melhor momento da minha vida
Não, eu nunca me senti assim antes
Sim, eu juro, é verdade
E devo tudo a você

Eu estou tendo o melhor momento da minha vida
Não, nunca me senti desse jeito antes
Sim, eu juro, é verdade
E devo tudo a você

Pois eu estou tendo o melhor momento da minha vida
E eu andei procurando em cada porta aberta
Até encontrar a verdade
E devo tudo a você...

Monday, September 14, 2009

Lua Cheia


Cinza chumbo do céu que se desmancha
Em lágrimas de saudade...

Vontade corrente de um abraço, um beijo,
Num momento de ternura...

Procura eterna da alma em flor,
Que desabrocha na primavera da vida...

Ferida que sangra
E seca e se cura...

Aventura eterna do coração sonhador,
Poetando estrelas, dissipando a chuva...

Lua cheia de amor a brilhar no céu!!!

Paty - ago/09

... Apenas poetando para não perder a prática. ;-)

Friday, August 28, 2009

O Canto do Poeta - Via Láctea


Não curto muito o Parnasianismo por todo culto à forma existente. Prá mim poesia vem da alma, nasce no coração e salta da boca ou da ponta do lápis em palavras doces ou ásperas, felizes ou tristes... Se começar a esculpir demais já perde a espontaneidade. Porém, não podemos deixar de admirar as rimas ricas dessa escola literária. Realmente um trabalho de mestre todo o cuidado em contar os versos e construir sonetos tão perfeitamente simétricos.

Sim, há um poeta parnasiano que chama minha atenção: Olavo Bilac. E o soneto que dá nome a esse post é o meu favorito desse autor. Por isso inauguro esse novo espaço no meu blog onde homenagearei os meus poetas favoritos com seus poemas que me enchem a alma...
O Canto do Poeta será o espaço do meu blog para reviver as palavras de grandes nomes da literatura nacional e internacional... E, sim, o duplo sentido é proposital... Enjoy!!!


Via Láctea

"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A Via Láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e entender estrelas"

Olavo Bilac

Sunday, August 23, 2009

São demais os perigos desta vida


São demais os perigos desta vida
Pra quem tem paixão principalmente
Quando uma lua chega de repente
E se deixa no céu, como esquecida

E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher

Deve andar perto uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer de tão perfeita

Uma mulher que é como a própria lua:
Tão linda que só espalha sofrimento
Tão cheia de pudor que vive nua.

Vinícius de Moraes

Hoje a homenagem vai a Vinícius de Moraes... Eterno poeta que anda poetando as estrelas...

Thursday, August 20, 2009

O vento na Ilha


O vento é um cavalo

Ouça como ele corre
Pelo mar, pelo céu.
Quer me levar: escuta
como recorre ao mundo
para me levar para longe.

Me esconde em teus braços
por somente esta noite,
enquanto a chuva rompe
contra o mar e a terra
sua boca inumerável.

Escuta como o vento
me chama galopando
para me levar para longe.

Com tua frente a minha frente,
com tua boca em minha boca,
atados nossos corpos
ao amor que nos queima,
deixa que o vento passe
sem que possa me levar.

Deixa que o vento corra
coroado de espuma,
que me chame e me busque
galopando na sombra,
entretanto eu, emergido
debaixo teus grandes olhos,
por somente esta noite

descansarei, amor meu.

Pablo Neruda

Uma breve homenagem dessa blogueira a esse grande poeta chileno que canta, de forma tão poética, as palavras que dançam pela minha cabeça...

Monday, August 10, 2009

Sem título

"Saturno revela claramente duas coisas:
a nossa pequenez e o gigantismo de nossa ignorância."

"Nosso amor vale tanto... Por você vou roubar os anéis de Saturno!!!"

Wednesday, July 29, 2009

Quarta Nota - Felicidade

Sorriso que não se apaga, estampado no rosto.
Sonho que a gente sonha acordada.
Uma paz de espírito e a sensação de flutuar.
É assim quando os dias estão iluminados por um sorriso:
Pelo sorriso mais lindo do mundo!

Felicidade é poder compartilhar tudo isso, sabendo que a distância física será ultrapassada pela lembrança dos bons momentos, pela certeza do reencontro breve e pela eterna magia de estar com quem se ama.

Felicidade
Fábio Júnior
(a letra está no clipe)

Monday, July 20, 2009

Um dia frio...

Festival de Inverno de Paranapiacaba - jul/2009

Muito frio, muita neblina em ótimas companias. Comemos muito e bebemos choconhaque para esquentar o frio, apesar do chocolate não estar tão quente assim.

Tinha muita gente e foi um passeio bem gostoso. O frio nem chegou a me incomodar e a garoa chegou a molhar, mas não o suficiente para nos fazer desistir do passeio...

Valeu muito. Um ótimo passeio para se fazer bem acompanhada. Sim, estava com ele, o dono do sorriso mais lindo que já vi, vivendo momentos inesquecíveis e escrevendo mais um pedacinho da nossa história... E na compania de amigos prá lá de especiais.

Quem quiser conferir, o festival termina no próximo fim de semana, dia 26/07, ainda dá tempo. Melhor forma de chegar lá é pegar o trem até Rio Grande da Serra, de lá sai o ônibus para Paranapiacaba que leva cerca de 20/30 minutos.

Sunday, July 05, 2009

Palavras sobre palavras: Silêncio


Sei que tem um poema que tem um verso mais ou menos assim: "Vez por outra, faça silêncio.", mas não lembro de quem é e não consegui encontrar na net. Mas esses versos nasceram dessa frase martelando minha mente, por isso elas vieram para o Palavras sobre Palavras.

Vez por outra faço silêncio
Onde escuto meus pensamentos insanos
E caminho pelo obscuro da minha mente.

Sente! O vento frio que corta a alma
E o abraço quente que acalma.
Num momento mágico de fantasia.

Ah, alegria! Me conta em segredo
Que não é preciso ter medo
De viver mais esse sonho-realidade.

Vez por outra faço silêncio
E me entrego aos pensamentos insanos
Onde tenho a certeza que te amo!

Paty - jun/2009

Sunday, June 21, 2009

Palavras sobre Palavras: Parafraseando Vinicius...


"A um passarinho

Para que vieste
Na minha janela
Meter o nariz
Se foi por um verso
Não sou mais poeta
Ando tão feliz!"

Se foi por um sorriso
Olhar de menino
Que me faz sentir

A magia mais plena
Essa calma serena
Quando estamos aqui

Se foi por um suspiro
Um leve delírio
Vislumbre do amor

Abrigo de seus braços
Que acalma o cansaço
Dessa alma em flor

Se foi por essa ousadia
De um beijo num dia
Impossível de esquecer

Tatuado na memória
O início dessa história
Que não vai se perder.

(Paty - jun/2009)

Ao dono do sorriso mais lindo que já conheci!!!

Saturday, June 13, 2009

Pega de surpresa...


Quais seus objetivos para o futuro?

A pergunta caiu como uma bomba atômica e a rosa de Hiroshima formou-se na minha cabeça.

Futuro... Por que será que é tão difícil responder essa pergunta?

Sim, tenho objetivos, mas parar para pensar assim tão de repente... Realmente uma pergunta que eu não esperava. Parei e fiquei olhando a tela do msn onde a pergunta martelava, pensando em por onde eu poderia começar...
Justify Full
Antigamente essa resposta pularia fácil da minha boca: casar, ter filhos, constituir família.

Hoje penso: por que tão pouco? Não que seja uma resposta descartada, a gente nunca sabe o dia de amanhã. Mas tem tanto além disso... E a vida profissional? Religiosa? Amorosa? Social? E a diversão?

Houve um tempo em que dar aulinhas de inglês me bastavam e para isso eu não precisava nada além do que a minha Graduação de Letras.

Houve um tempo que o conforto da casa da minha mãe superava a necessidade de ter o meu espaço, um lugar só meu em que eu pudesse ditar as regras.

Houve um tempo em que me dedicar à minha religião era apenas comparecer as reuniões a cada quinze dias e fazer o meu trabalho de médium achando que meu estudo dentro dos meus conceitos haviam terminado.

Houve um tempo em que viajar para outros lugares, dentro ou fora do Brasil, era só um sonho estampado nas páginas de uma revista.

Houve um tempo em que casar, ter filhos e constituir família me bastavam...

Hoje, aos 3.0, depois de ter terminado um casamento, sem filhos e sem a menor pretenção de voltar a ser "do lar", o que me resta?

Retomar planos, sonhos, desejos...

Fazer um curso de Espanhol junto com minha Complementação para ampliar minha área de atuação;

Buscar a minha Pós-Graduação seja na área da Educação ou não para ter novas oportunidades no mercado de trabalho;

Comprar o meu apartamento (ou a minha casa) poder arrumar, desarrumar, dormir e acordar sem ter hora, fazer almoço ou não de acordo com a fome e a vontade de comer, chegar a hora que me der vontade ou simplesmente sumir de casa por quanto tempo me der na telha sem ter que dar satisfação a ninguém, receber amigos em visitas breves ou não, dependendo da ocasião;

Continuar estudando minha religião, me aperfeiçoando e enteder o que me for permitido para que o meu trabalho desenvolvido não seja em vão;

Guardar algum dinheiro por alguns meses para que, pelo menos uma vez por ano, eu possa conhecer lugares novos, novos povos, novas culturas;

E, por que não, no meio de tudo isso, ainda ter alguém ao meu lado que apóie essa batalha diária, que tenha o seu espaço e respeite o meu espaço e juntos possamos construir o nosso espaço, que seja sempre um fator a mais na minha vida somando momentos especiais.

Casar, ter filhos, constituir família? Onde fica esse primeiro objetivo?

Não gosto de descartar nenhuma possibilidade. Esse objetivo está muito além do que posso prever, mas conforme eu for alcançando etapas, talvez esse sonho vá se tornando menos nebuloso.

Obrigada, pela pergunta... Sem querer, foi uma grande ajuda para eu poder realinhar o meu caminho...

Wednesday, June 10, 2009

Quarta Nota - A sua

Saudade... que bate, que arde... Momentos... O futuro a gente constrói com bons momentos, respeito, carinho e liberdade.
Tudo que se ama deve ser livre, para que sempre volte por vontade própria... só assim vc percebe o real sentimento.

A sua
Marisa Monte



Eu só quero que você saiba
Que estou pensando em você
Agora e sempre mais
Eu só quero que você ouça
A canção que eu fiz pra dizer
Que eu te adoro cada vez mais
E que eu te quero sempre em paz

Tô com sintomas de saudade
Tô pensando em você
E como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem

Eu só quero que você caiba
No meu colo
Porque eu te adoro cada vez mais
Eu só quero que você siga
Para onde quiser
Que eu não vou ficar muito atrás

Tô com sintomas de saudade
Tô pensando em você
E como eu te quero tanto bem
Aonde for não quero dor
Eu tomo conta de você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem

Eu só quero que você saiba
Que estou pensando em você
Mas te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem
E que eu te quero livre também
Como o tempo vai e o vento vem

Monday, June 01, 2009

Sonhando...


"Domingo de manhã. Abri os olhos e continuei sonhando. Aquele perfume ainda invadindo meus pulmões, aquele beijo ainda estalando na minha boca. Ah... a eternidade pairando sobre aqueles minutos em que permaneci deitada, ainda lembrando, ainda sentindo aqueles dedos perdidos entre meus cabelos puxando-me para perto.
E, de novo, o despertador tocou... Levantei-me com a imagem da noite anterior tatuada em mim. O sorriso encantador que sei que vai me acompanhar por toda a semana, fazendo-me caminhar nas nuvens..."

Paty- junho/2009

Monday, May 25, 2009

Signos...


Poxa, depois de tanto tempo estou aqui de novo... Enfim!!! Sinto falta desse espaço. Realmente me amargura muito ver o post tão antigo e eu sem novas idéias para lançar aqui.

Hoje encontrei uma curiosidade... Um poema que diz ser de Vinícius de Moraes sobre as mulheres de Aquário.

Não chequei a informação, vou vender o peixe como comprei... hehehehe...

*AQUÁRIO *
(de 21 de janeiro a 19 de fevereiro)

Se o que se quer é a boa esposa
A aquariana pousa.
Se o que se quer é uma outra coisa
A aquariana ousa.
Se o que se quer é muito amor
A aquariana
É a mulher macho sim senhor.
Porém não são possessivas
Nem procuram dominar
Ou são meigas e passivas
Ou botam para quebrar.

Sunday, May 10, 2009

Às vezes é tudo que nos resta...


Aceitação

"É mais fácil pousar o ouvido nas nuvens
e sentir passar as estrelas
do que prendê-lo à terra
e alcançar o rumor dos teus passos.

É mais fácil, também, debruçar os olhos no oceano
e assistir, lá no fundo, ao nascimento mudo das formas,
que desejar que apareças, criando com teu simples gesto
o sinal de uma eterna esperança.

Não me interessam mais nem as estrelas,
nem as formas do mar,
nem tu.

Desenrolei de dentro do tempo a minha canção:
Não tenho inveja às cigarras: também vou morrer de cantar"

Cecília Meireles

Por que falar pelas palavras de Cecília? Porque não consigo mais alcançar meu coração... não consigo mais decifrar as coisas que ele me diz... Por que tantos desencontros?
Não quero mais... cansei desses desencontros...

Thursday, May 07, 2009

Cartas Marcadas



Mais uma comparação da vida com um jogo ou uma constatação de como o Ser Humano é competitivo?

Cresci numa família de truqueiros... Daqueles que faziam campeonatos internos e distribuíam trofeuzinhos aos ganhadores. Consequentemente, para mim também foi uma obrigação aprender a jogar truco.

Ok, sei identificar as cartas, os sinais de manilha, a hora certa de jogar... Mas eu simplesmente não gosto. Nunca procurei me especializar nas técnicas para se embaralhar, fazer maço, estratégias de jogo... Nada!!! Fico pensando: prá quê? Ganhar o quê? De quem?

Deve ser isso o espírito competitivo: a necessidade de estar no topo, sentir-se melhor que alguém.

Deve ser daí que vem o "Sorte no jogo, azar no amor"... Duas coisas que pedem dedicação para se ter sucesso... Impossível se dedicar a ambos...

Na festa na casa da minha irmã, meu avô tropeçou em mim ociosa e nem deu tempo de inventar alguma desculpa... Lá fomos nós com o baralho para a mesa. (O que a gente não faz para agradar um avô)

E foi no meio da "brincadeira" que alguém perguntou: "E aí, quem tá ganhando?" Ao que meu avô respondeu: "Nem estamos marcando ponto, só estamos brincando." E eu traduzi como: "Pra que ponto? Estou ganhando mesmo..."

E foi tão instantâneo esse pensamento que comecei a considerar tudo isso, me dando conta dessa necessidade. Será que é daí que vem a hierarquia? A divisão de classes? O machismo?

Ganhar ou perder?

Tinha um amigo quando era criança que quando perdia nas competições de escola, abria um sorriso e dizia: "Quem ganha perde, quem perde ganha".

E sabe que pensando sobre isso, fico novamente estarrecida com a ingênua sabedoria das crianças:

- Quem ganha, pode perder amigos, a paz, a família e ficar sozinho se não souber administrar isso. Se ficar tão obscecado a ponto de não conseguir enxergar mais nada a sua volta.

- Quem perde, ganha a satisfação de comemorar uma vitória, mesmo que não seja a sua. Ganha uma nova oportunidade de continuar tentando ganhar...

Seja no jogo ou na vida, cadê a graça da se ganharmos sempre???

Wednesday, May 06, 2009

Quarta Nota - Você pode ir na janela

Houve um tempo em que se 7 vidas eu tivesse, 7 vidas eu daria para ser feliz ao lado do grande amor da minha vida. Hoje busco alguém que me prove que esse Grande Amor existe e possa me devolver as 7 vidas que já perdi em meio a sonhos e desilusões.

Ah... 7 vidas para viver em meio a tantas decepções? Seria preciso 70 vezes 7 vidas, se acabando com elas pudéssemos reconstruir nosso coração.

Por quantas vezes mudamos quem somos para nos moldar nos padrões que aquele mesmo grande amor de nossas vidas procura... E tantas outras vezes são em vão!

"Você só me fez mudar, mas depois mudou de mim."

Você pode ir na janela
Gram



OBS: Letra no clipe...

Tuesday, May 05, 2009

Sentimento breve


Epigrama nº 8

Encostei-me em ti
Sabendo bem que eras somente onda.
Sabendo bem que eras somente nuvem,
Depus a minha vida em ti.

Como sabia bem tudo isso
E dei-me ao teu destino frágil,
Fiquei sem poder chorar
Quando caí.

(Cecília Meireles)

Obrigada, Cecília, mais uma vez, por preencher o vazio com as palavras que me faltam...

Thursday, April 30, 2009

Para curar dois corações partidos



Fica comigo essa noite

Guarda-me com teu olhar de ternura
E beija-me como se eu fosse
A última mulher da Terra.

Não espera! O tempo não para...
Clara lua branca iluminando tua face
Estremece num suspiro de prazer.

Vem, não precisa me escolher...
Seja apenas quem és,
No carinho de seu toque sobre meu corpo.

E pouco a pouco deixa acontecer.
O sentimento só vem
Quando a gente busca se conhecer...

Crescer... Deixa brotar esse sentimento
Para que nossas lágrimas sequem
Nos sorrisos que havemos de colher...

... juntos!!!

Por isso, fica comigo essa noite.

Wednesday, April 22, 2009

Quarta Nota - Socorro

Vazio... A pior coisa é quando a gente percebe que falta alguma coisa dentro da gente... Mas o desespero toma conta mesmo quando constatamos que isso que falta é um sentimento. E então passamos a caminhar buscando algo que nos complete, alguém que tenha esse sentimento em abundância e possa dividí-lo conosco... Vazio... A pior coisa é sentir-se vazio pela ausência desse sentimento...

Socorro
Arnaldo Antunes



Socorro!
Não estou sentindo nada
Nem medo, nem calor, nem fogo
Não vai dar mais pra chorar
Nem pra rir...

Socorro!
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena, qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

Socorro!
Alguma rua que me dê sentido
Em qualquer cruzamento
Acostamento, encruzilhada
Socorro! Eu já não sinto nada...

Socorro!
Não estou sentindo nada [nada]
Nem medo, nem calor, nem fogo
Nem vontade de chorar
Nem de rir...

Socorro!
Alguma alma mesmo que penada
Me empreste suas penas
Eu Já não sinto amor, nem dor
Já não sinto nada...

Socorro!
Alguém me dê um coração
Que esse já não bate
Nem apanha
Por favor!
Uma emoção pequena qualquer coisa!
Qualquer coisa que se sinta...
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva
Qualquer coisa que se sinta
Tem tantos sentimentos
Deve ter algum que sirva...

Wednesday, April 15, 2009

Quarta Nota - Uma nova mulher

Século XXI e a Revolução Feminina ainda choca as pessoas. Gostar de sexo, tomar cerveja e cuspir no chão demonstrando seu desgosto pelas atitudes masculinas não torna mulher nenhuma menos mulher. Ela continua sangrando todo mês, sendo mãe, trabalhadora, dona de casa, faxineira, enfermeira, veterinária tudo ao mesmo tempo, e como dizia um desses textos que circulam pela net, de salto alto!!!!

Não, esse não é um post feminista... eu diria que é um protesto e um incentivo para que toda mulher possa se libertar dos antigos dogmas pregados pela sociedade machista que insiste em dominar os dias de hoje, mas cada vez mais perde a sua força.

Que mulher nunca desejou uma revolução dentro de si?

Uma Nova Mulher
Simone



Que venha essa nova mulher de dentro de mim,
Com olhos felinos felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras, que rondam o meu coração,
E ponha nos sonhos dos homens
A sede voraz, da paixão
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das onças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher
Livre, livre, livre para o amor....quero ser assim, quero ser assim
Senhora das minhas vontades
E dona de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhora das
Minha vontades e dona de mim....
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das corças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher
Livre, livre, livre para o amor quero ser assim, quero ser assim,
Senhora das minhas vontades
E dona de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhora das
Minhas vontades e dona de mim....
Que venha essa nova mulher de dentro de mim
Que venha de dentro de mim ou de onde vier
Que venha essa nova mulher de dentro de mim

Monday, April 13, 2009

Postal


Por cima de que jardim
Duas pombinhas estão
Dizendo uma para a outra
"Amar sim, querer-te, não"

Por cima de que navio
Duas gaivotas irão
Gritando a ventos opostos
"Sofrer sim, queixar-se não"

Em que lugar, em que mármore
Que aves tranquilas virão
dizer à noite vazia:
"Morrer sim, esquecer-te não"?

E aquela rosa de cinza
Que foi o nosso coração
Como está longe e livre
De toda e qualquer canção!

Cecília Meireles

Sunday, April 05, 2009

Palavras sobre Palavras: Da chama à cinza


Inspiração: Chama e Fumo, Manuel Bandeira
http://poemasdebandeira.blogspot.com/2007/03/chama-e-fumo-amor-chama-e-depois-fumaa.html


"Vou me consumir na chama desse amor
Até que sobre apenas as
Cinzas das horas em que fui feliz...
Egoisticamente feliz!"

Paty - abril/2009

Wednesday, April 01, 2009

Quarta Nota - Na casca do Ovo

Sim... eu desenterrei das profundezas da minha infância essa música só para não passar batido o 1º de Abril...
Divirtam-se comigo...

Na casca do Ovo
Trem da Alegria, Xuxa e Silvinho



Já saiu a lei que diz que o picolé
Vai custar apenas um tostão
Dizem por aí que agora o rei Pelé
Vai voltar pra nossa Seleção

Eu ouvi falar que agora o carnaval
Vai ser trinta dias sem parar
E que no cinema, olha que legal
A criança entra sem pagar

Quem não quiser jantar na hora, o que é que tem
Sem dormir bem tarde, tudo bem
E quem fizer bagunça, a mãe não vai brigar
Ela vai até participar

Enganei o bobo
Na casca do ovo
Quem caiu, caiu
Caiu primeiro de abril

Tuesday, March 31, 2009

Viola


"Mais um grito, mais um lamento, mais uma lágrima derramada no escuro do meu peito..."

Minha cantiga servia
Para dizer coisas densas
que apenas eu mesma ouvia.

Foi a palavra quebrada
por muito encontro guerreiro:
ferozes golpes de espada
na tênue virtude alada
de um coração prisioneiro.

Cantar não adianta nada

Explicar-se não se explica

Por entre coisas imensas,
torto e ignorado se fica.

Com pensativos vagares,
de fundo do poço me abeiro:
chorar é muito mais fácil
e talvez mais verdadeiro.

Cecília Meireles

Sunday, March 29, 2009

Palavras sobre Palavras: Resposta a um foi bem dado

Inspiração: http://borradevida.blogspot.com/2009/03/foi.html

Será... Sim, este post começa com um futuro incerto... Um futuro que será belo ou não, dependendo de suas atitudes de hoje.

Mas por que um post com um tempo verbal tão dependente das escolhas e renúcias diárias? Por que dar importância a especificamente esse será?

Porque será pode ser uma afirmação como premonição de uma vida grandiosa ou fracassada, porque tanto seguido de ponto final ou interrogação esse será deixa caminhos abertos no presente para que se alcance o que se quer, porque deixa o passado para trás e traz a oportunidade de se fazer tudo diferente.

Porque será pode ou não consertar as coisas erradas, pode ou não desfazer mal entendidos, pode ser o copo meio cheio ou meio vazio, tudo vai depender do ponto de vista de quem lançar esse será ao vento.

Porque não sei como e nem quando, mas minha vida será vitoriosa na minha profissão, será com um grande amor que está guardado só para mim, será a construção de uma família com filhos e mais tarde netos, será notória, pelo menos para aqueles que me cercam, será o acerto de velhos erros do passado, será o perdão de um foi cuspido e bem dado.

Daí me perguntarão: "Como assim, será?" A que eu responderei: "Não sei, mas será."

Wednesday, March 25, 2009

Quarta Nota - Sanatório

Acho que ando pirando... Como atriz, como pessoa, como professora... é bom esse disco voador aparecer bem rápido...

Sanatório
Tianastácia



Acho que alguém aqui pirou
Eu ando desconfiado que esse cara sou eu
Às vezes acho que eu não produzo nada
Às vezes sei eu viajei errado
Às vezes acho que eu sou excluído
Do paraíso
Às vezes acho que o centro do universo
Está no meu umbigo
Acho que alguém aqui pirou
Eu ando desconfiado que este cara sou eu
Todo dia quando eu entro no banheiro
Está tudo lá
Da escova para cabelo ao fio dental
Tem dias que eu olho no espelho e falo
Tai um cara legal
Tem dias que eu tenho a convicção
De que eu não sou normal
Tem dias que eu to puto
Alguns dias maluco
Graças a deus a maioria dos dias eu estou contente
Também tem os dias doentes
Mas esses, eu sei, fazem parte da vida
Esses fazem parte da vida
Acho que alguém aqui pirou
Eu ando desconfiado que esse cara sou eu
E se isso for só pretensão
Não, não é possível
Neste mundo só tem “maluco”
Ou serão só lúcidos
Eu espero um sinal de um homem lúcido
Amizade
Eu espero o sinal de uma mulher lúcida
Amor
Eu espero sinal de um povo lúcido
Paz
Eu espero como você espera
Um disco voador

Sunday, March 22, 2009

Palavras sobre Palavras: Soneto a Capitu

"Óh! flor do céu! óh! flor cândida e pura!
Perde-se a vida, ganha-se a batalha"

Inspiração: No livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, Bentinho tenta escrever um poema para Capitu, mas só consegue os dois primeiros versos. Com isso, oferece-os ao primeiro desocupado que os quisesse... Adivinha quem foi a desocupada (na época) que ousou concluir as palavras do grande Machado de Assis?

Soneto a Capitu

"Óh! flor do céu! óh! flor cândida e pura!
Perde-se a vida, ganha-se a batalha"
do dia na angústia de quem trabalha
ou da noite inquieta, fria e escura.

Sem saber ao certo o que quer
a caneta desliza escrevendo.
Manipulada pela mão desfalecendo,
Profetiza os sentimentos da mulher.

Mulher incerta e insegura...
A flor cândida e pura
que emudece um coração.

Está certa de ser amada
e continua apenas calada,
ocultando uma antiga paixão!

Paty - 31/05/1993
(Mais uma do túnel do tempo!!!)

Ofereço esse post especialmente a um querido amigo que, como eu, é um amante de Machado de Assis... Prá você, Luiz!!!!

Friday, March 20, 2009

Soneto a quatro mãos


Tudo que existe de amor em mim foi dado
Tudo que fala de amor em mim foi dito
Do nada, em mim o amor fez o infinito
Que por muito tornou-me escravizado.

Tão pródigo de amor fiquei coitado
Tão fácil para amar fiquei proscrito
Cada voto que fiz ergueu-se em grito
Contra o meu próprio dar demasiado.

Tenho dado de amor mais que coubesse
nesse pobre coração humano.
Desse eterno amor meu antes não desse.

Pois se tanto dar-me fiz engano
melhor fora que desse e recebesse
para viver da vida o amor sem dano.

Vinícius de Moraes e Paulo Mendes Campos

E disse o poeta... como sempre na hora certa! Grande Vinícius, com ou sem parceria, abre as portas do coração para lançar palavras ao mundo... palavras que vem no vento e alcançam em cheio o meu peito.

Deliciem-se comigo...

Monday, March 16, 2009

As sem razões do amor

Quem disse que é necessário que haja dois para amar? Quem sou eu para duvidar se o próprio poeta já deu "As sem razões do amor"?

"Eu te amo porque te amo.
Não precisa ser amante
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga

Amor é dado de graça
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga, nem se ama.
Porque amor é amor a nada
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte
e da morte vencedor
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor."

Carlos Drummond de Andrade

Tuesday, March 10, 2009

Eu não quero...

Juro que eu queria ter escrito antes, mas fico pensando sobre o que falar...

Não quero falar sobre o teatro, paixão da minha vida, porque já estou saturada desse assunto, tendo em vista a proximidade da nossa estréia e o quanto isso tem me sugado.Justify Full
Não quero falar sobre a Educação. Todos já sabem que vivemos num sistema todo errado que não valoriza o Conhecimento como deveria, mas mesmo assim, tenho reencontrado a minha motivação diária para fazer o meu trabalho, confiando que também tenho a minha parcela de responsabilidade sobre qualquer mudança que eu reinvindico.

Não quero falar de amor ardente ou de coração partido. Seria impossível ser imparcial nesses assuntos já que sou alguém que ama incondicionalmente, capaz de saltar por entre o mato crescido em direção às ondas do mar para buscar meu Capitão no fundo do oceano. Porém, por outro lado, atualmente sou eu que quero me afogar em outros braços, buscar novos prados e ser encontrada por alguém que seja capaz de amar tanto quanto eu, para realizar os sacrifícios que o amor às vezes exige.

Não quero falar de fogo ardente, faíscas que causam incêndios avassaladores onde desejo, quero e preciso me queimar. Tenho na pele o calor intenso de um corpo celeste atravessando a atmosfera sem um destino certo para cair, apesar de conhecer muito bem o alvo que me espera e que desejo encontrar.

Não quero falar de sonhos: contos de fadas que crio e recrio no meu mundo de fantasia e me fazem rir, ser a pessoa otimista e alegre que sou. Estou vivendo uma boa porção de realidade que nem é tão amarga assim, mas que por vezes apaga meu sorriso quando me impede de fechar os olhos e me obriga a olhar para dentro do meu eu distraído pelas cores do mundo.

Não quero falar sobre a confusão do meu coração: os dois caminhos que não me deixam enxergar o futuro. O toque tão distante temperado pela malícia de um sorriso, um olhar de desejo e uma mordida no canto da boca que me deixa louca. Enquanto o toque tão próximo e o carinho esperado chegam com um olhar perdido e um coração tão difícil de alcançar.

Não quero mesmo falar?

Na verdade tudo isso quer explodir, ser lançado para fora de mim como num foguete para alcançar o mundo, o céu, o universo... Mesmo que não haja motivos para isso, mesmo que a única razão seja manter a minha sanidade.

É por isso que abro novamente esse espaço às vozes dos meus poetas preferidos. Quero falar, cantar, gritar, declamar pelas palavras deles os sentimentos que um dia já pertenceram a eles. Pelo menos até eu poder reorganizar minhas palavras, meu tempo e voltar a caminhar no vento como eu sempre fiz.

Com isso, fica por enquanto em stand by também as minhas publicações semanais como o "Quarta Nota" e o "Palavras sobre Palavras". Mas prometo retomar pelo menos essas seções em breve.

Wednesday, February 25, 2009

Quarta Nota - Hero

"As pessoas costumam dizer que vivo em um conto de fadas. Em partes elas estão certas... Mas acho que não é a minha sina ser a protagonista desse mundo de fantasias: A princesa que aguarda o seu príncipe, a jovem que tem de tudo, porém lhe falta aquele cavaleiro que chega de repente em seu cavalo branco e os dois vão juntos pela estrada da felicidade eterna...
Acho que estou mais para Alice, encurralada no País das Maravilhas, ou quem sabe sou um dos meninos perdidos na Terra do Nunca. Lutando para não ser a Pequena Sereia na versão que a TV Cultura contava...
Mas o mais fantástico é que eu ainda espero o meu Herói... Aquele que salvará a minha alma com um beijo de tirar o fôlego. E com esse beijo fazer desaparecer todas as coisas ruins e caminhar ao meu lado para sempre."
(A personagem por trás da máscara...)

Hero
Enrique Iglesias

Disney Princesses


Would you dance
If I asked you to dance?
Would you run
And never look back?
Would you cry
If you saw me cryin'
Would you save my soul tonight?

Would you tremble
If I touched your lips?
Would you laugh?
Oh please tell me this.
Now would you die
For the one you love?
Hold me in your arms tonight.

(Chorus)
I can be your hero, baby.
I can kiss away the pain.
I will stand by you forever.
You can take my breath away.

Would you swear
That you'll always be mine?
Would you lie?
Would you rub in mind?
Have I gone too deep?
Have I lost my mind?
Well,I don't care you're here tonight.

(Chorus)
I can be your hero baby.
I can kiss away the pain.
I will stay by you forever.
You can take my breath away.

You can take my breath away

I just wanna hold you 2x

I can be your hero


TRADUÇÃO

Você dançaria
Se eu te chamasse para dançar?
Você correria
E nunca olharia para trás?
Você choraria
Se me visse chorando?
Você salvaria minha alma esta noite ?

Você tremeria
Se eu tocasse seus lábios?
Você sorriria?
Oh por favor me diga isso.
Agora você morreria
Por quem você ama?
Prenda-me em seus braços esta noite.

(Refrão)
Eu posso ser seu herói, baby
Eu posso beijar e afastar a dor
Eu vou te esperar pra sempre
Você pode me deixar sem fôlego

Você juraria
Ser para sempre minha?
Você mentiria ?
Você estaria em minha mente ?
Eu estou ficando depressivo ?
Eu perdi a razão ?
Bem, eu não me importo, você está aqui esta noite.

(Refrão)
Eu posso ser seu herói, baby
Eu posso beijar e afastar a dor
Eu vou te esperar pra sempre
Você pode me deixar sem fôlego

Você pode me deixar sem fôlego

Eu só quero te abraçar essa noite

Sunday, February 22, 2009

Palavras sobre Palavras: Canção do Amor Demais

Inspiração: Canção do Exílio, Gonçalves Dias

Nota: Essa foi uma proposta de criação dada em sala de aula pela professora de Português quando eu estava no 2º ano do Ensino Médio.

Canção do Amor Demais

Meu coração tem tanto amor
Tanto carinho para te dar
Perceba este sentimento
Pelo brilho do meu olhar

É um amor maravilhoso
Enfeitando minha vida de flores
Os campos parecem mais verdes
O arco-íris tem mais cores

É tão bom estar contigo
E teus lábios poder beijar
Sentir todas as delícias
E a alegria de te amar

Sinto por ti tanto amor
Tanto que nem podes imaginar
É tão bom estar contigo
E teus lábios poder beijar
Meu coração tem tanto amor
Tanto carinho para te dar

Permita-me Deus que te ame
E continue sempre a sonhar
Que eu desfrute todos os primores
Todo carinho que podes me dar
E que este amor esteja conosco
Para sempre, em todo lugar!

Patrícia- 1995
(direto do Túnel do Tempo... hehehehe)

Wednesday, February 18, 2009

Quarta Nota - Só pro meu prazer

Um amor puramente sincero, completo... Ah, sonho eterno! O jeito é inventar e recriar, tornar novo o velho amor. Fechar os olhos para os defeitos, ignorar as diferenças, para que o amor seja sempre maior do que o ódio... Porque amor e ódio caminham de mãos dadas e é na união dos dois que você se entrega ao prazer da compania daquele que sempre será o par perfeito para você.

Só pro meu prazer
Heróis da Resistência



Não fala nada
Deixa tudo assim por mim
Eu não me importo se nós não somos bem assim
É tudo real nas minhas mentiras
E assim não faz mal
E assim não me faz mal não
Noite e dia se completam no nosso amor e ódio eterno
Eu te imagino
Eu te conserto
Eu faço a cena que eu quiser
Eu tiro a roupa pra você
Minha maior ficção de amor
E eu te recriei só pro meu prazer
Só pro meu prazer
Não vem agora com essas insinuações
Dos seus defeitos ou de algum medo normal
Será que você não é nada que eu penso?
Também se não for não me faz mal
Não me faz mal não
Noite e dia se completam no nosso amor e ódio eterno
Eu te imagino
Eu te conserto
Eu faço a cena que eu quiser
Eu tiro a roupa pra você
Minha maior ficção de amor
E eu te recriei só pro meu prazer
Só pro meu prazer...

Sunday, February 15, 2009

Palavras sobre Palavras: Os sentidos do amor


Inspiração: Música "Que não deveria se chamar Amor", Paulinho Moska

"O amor que eu tenho é um afeto tão novo
Que não deveria se chamar amor (...)"

Poderia se chamar SILÊNCIO

Porque é o que cala ao refletir no meu olhar
a palavra muda que grita
na solidão da madrugada.

É a realidade nua e crua
da cidade toda estar atônita
aguardando sua volta.

É a minha dor calada e meu desejo mudo
expressos em palavras rabiscadas
num rascunho.

É o ouvido surdo a todo e qualquer ruído
que não seja a sua voz.

É o olhar que busco na imensidão
do buraco negro de um coração
cansado de promessas vazias.

É o toque delicado
que deixa marcas no pescoço
e corrói a memória na lembrança de um beijo.

É o cheiro do prazer que invade os poros
e alimenta a alma com uma louca obsessão
que se expande por todo corpo.

É encontrar cem razões
para gargalhar de intensa alegria
sem razão nenhuma.

(Ou dar mil lágrimas
em troca de um milagre.)

É a ausência, a despedida expressa
num murmúrio de adeus
que se desfaz num abismo de sonhos perdidos.

É saber que sem você,
isso tudo é nada...

... Mas é um nada que dá sentido a tudo.

(Paty - fev/09)

Este novo vendaval que por aqui passa é para trazer algumas palavras que lanço por cima de palavras já ditas... Palavras que me envolvem e fazem com que eu pense em novas combinações, novos sentidos, novos sentimentos...
Para que essas palavras não se percam, coloco aqui Palavras sobre Palavras, deixando também para vocês de onde surgiram esses novos tufões.

Wednesday, February 11, 2009

Quarta Nota - Careless Whisper

"O tempo, a música, a dança... O que move o amor... O que junta destinos e o que os separa... Um passo em falso num baile de gala pode abalar o rítimo de vidas que caminhavam tão bem juntas.
Um passo em falso... Quem vai dançar comigo agora?"

(Trecho ainda desconexo de uma possível história de amor...)

Careless Whisper
George Michael



I feel so unsure
as I take your hand and lead you to the dance floor
as the music dies, something in your eyes
calls to mind the silver screen
and all its sad good-byes

I'm never gonna dance again
guilty feet have got no rhythm
though it's easy to pretend
I know you're not a fool

Should've known better than to cheat a friend
and waste the chance that I've been given
so I'm never gonna dance again
the way I danced with you

Time can never mend
the careless whispers of a good friend
to the heart and mind
ignorance is kind
there's no comfort in the truth
pain is all you'll find

I'm never gonna dance again
guilty feet have got no rhythm
though it's easy to pretend
I know you're not a fool

Should've known better than to cheat a friend
and waste this chance that I've been given
so I'm never gonna dance again
the way I danced with you

Never without your love

Tonight the music seems so loud
I wish that we could lose this crowd
Maybe it's better this way
We'd hurt each other with the things we'd want to say

We could have been so good together
We could have lived this dance forever
But noone's gonna dance with me
Please stay

And I'm never gonna dance again
guilty feet have got no rhythm
though it's easy to pretend
I know you're not a fool

Should've known better than to cheat a friend
and waste the chance that I've been given
so I'm never gonna dance again
the way I danced with you

(Now that you're gone) Now that you're gone
(Now that you're gone) What I did's so wrong
that you had to leave me alone

TRADUÇÃO: SUSSURROS DESCUIDADOS

Sinto-me tão inseguro
Ao segurar sua mão
E conduzi-la até a pista de dança
Enquanto a música morre há algo em seus olhos
Que me faz lembrar uma tela prateada
E todas as suas tristes despedidas...

(refrão)
Eu jamais dançarei novamente
Pés descuidados, não tem ritmo
Embora seja fácil fingir
Eu sei que você não é uma tola...
Eu deveria ter sido mais cuidadoso
E não enganar uma amiga
E desperdiçar a oportunidade que tive
Por isso jamais dançarei novamente
Como dancei com você...

O tempo jamais poderá reparar
Os sussurros descuidados de uma boa amiga
Para o coração e a mente
A ignorância é bondosa
Não há consolo na verdade
Dor, é tudo que se encontra

Nunca sem seu amor...

Esta noite a música perece tão alta
Gostaria que fôssemos para longe desta multidão
Mas talvez seja melhor assim
A gente poderia se magoar com as coisas
Que desejamos dizer...
Poderíamos ter-nos dado tão bem juntos
Poderíamos ter vivido esta dança para sempre
Mas agora quem é que vai dançar comigo?

Por favor, fique...

(refrão)

(agora que você se foi) agora que você se foi
(agora que você se foi) o que eu fiz de tão errado, tão errado
Que você teve que me deixar só?

Monday, February 09, 2009

Wednesday, February 04, 2009

Quarta Nota - Mais uma vez

E tudo fica escuro, e tudo parece desabar... É nessa hora que sentimos uma mão em nosso ombro que diz, sem pronunciar nenhuma palavra, que tudo vai dar certo.
E o sol nasce de novo, iluminando a estrada e os atalhos e os desvios, nos dando uma nova opção, uma nova esperança...
Um brinde às grandes amizades!!!

Mais uma vez
Renato Russo



Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez eu sei
Escuridão já vi pior de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem.

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!

Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!
Quem acredita sempre alcança!

Monday, February 02, 2009

Sufoco

"É esse amor que me sufoca,
me cega,
bloqueia meus sonhos.
Não posso respirar
e, ainda assim,
é por esse amor que vivo!"

Uma outra personagem... fev/09