Wednesday, October 31, 2012

Dia 23 - Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto?

Tenho pouco tempo para ler e se a história não me prende de forma a me fazer voltar para o livro constantemente, acabo abandonando a leitura.

Na verdade é que não tenho muito preconceitos com livros, se eu gosto da sugestão ou alguma coisa me chama a atenção, leio mesmo. Pelo menos começo. Se eu vejo que não é o que me agrada eu deixo de lado por um tempo. Mas sempre termino. Detesto deixar as coisas pela metade.

Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta

Anne Rice - É a melhor escritora de histórias fantásticas na minha opinião. Vampiros, anjos, fantasmas, bruxas, nada escapa das suas mãos. Além de ambientar muito bem as histórias de acordo com locais e acontecimentos históricos. É possível aprender bastante através de sua ficção.

Mário Quintana - Um dos poetas mais singelos para mim. As palavras parecem que escorrem do papel para tocar nossa alma em cheio. Adoro esse "passarinho"!

Clarice Lispector - Gosto da forma como ela faz a gente pensar em nossa realidade. Reflexão é a palavra para essa autora que se desfaz em cada palavra para se refazer a cada livro.

Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos


O Menino Maluquinho - Adoro esse menino que nos ensina como é bom ser feliz e nos dá todas as dicas para crescer sem se tornar um adulto chato com uma vida cinza. (O Menino Maluquinho, Ziraldo)

Brás Cubas - O cara mais egoísta, egocêntrico, ególatra e tudo mais relacionado a ego, sem contar hipócrita, da literatura brasileira... Quem não lê a história dele com olhar crítico acaba caindo no seu conto do vigário. (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis)

Macabéa - Simplesmente por não ter nenhum atrativo, ser uma pessoa comum, com um sonho humilde e sem nenhuma expectativa de vida. (A Hora da Estrela, Clarice Lispector)

Monday, October 22, 2012

Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida.

Livros especiais na minha vida... Claro que adoro ler, mas tenho meus especiais... O duro é escolher só 3. Mas vamos lá:

O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon - Um dos livros que li ainda no primário. Esse é mais do que especial. Além de adorar a história ainda teve participação ativa no meu gosto pela leitura. Foi esse livro que deu o start para que eu mergulhasse nesse mar e não quisesse voltar mais à terra firme. É a história de Tistu, um menino, filho de um figurão de uma cidade fictícia chamada Mirapólvora. Era uma cidade assolada pelo cinza da poluição da fábrica principal. Ninguém se importava com isso, em não ter cores na cidade. Mas uma pessoa sim: Tistu. Principalmente quando ele começa a perceber que poderia fazer algo que ninguém mais podia...

Capitães da Areia, Jorge Amado - Um livro que li no magistério. Escolhi por curiosidade, porque muita gente me falava que era bom. E não me arrependi. É um livro que li partes dele diversas vezes e um dia ainda vou ler de novo. É a história de um grupo de meninos de rua que vive às margens da sociedade baiana. A história é ótima e ainda traz uma série de críticas sociais que vale a pena parar para refletir.

Essa terceira opção é bem mais difícil, pois gostaria de citar Machado de Assis, porém não posso escolher entre Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Por isso, vou citar outro que também está entre meus preferidos.

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Clarice Lispector - Um livro no mínimo curioso que começa com uma vírgula e termina com dois pontos. Sério mesmo. É outro que tenho que ler novamente. Fala de relacionamento da pessoa consigo mesmo, da pessoa com seu parceiro, da pessoa com o mundo. É uma ótima leitura para se fazer em casais. Nunca tentei, pois não quero obrigar meu companheiro a ler Clarice, mas se um dia ele topasse seria uma experiência bem interessante discutir com o ele o ponto de vista dos personagens sob perspectivas diferentes.

Sunday, October 21, 2012

Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura?

Eu acho que toda leitura é válida. Eu costumava ter algum preconceito com os livros do Paulo Coelho, apesar de ter lido muitos. Mas me justifico. No início esse autor não autorizava que seus livros passassem por revisão ortográfica e gramatical, então haviam muitos erros de português. Porém hoje em dia, ele enfim percebeu o quão sem noção ele estava sendo, então tudo bem.

A leitura deve ser promovida sim, em todos os gêneros de textos, em todas as possibilidades. O importante mesmo é a pessoa se abrir para os novos mundos.

É interessante ler de tudo um pouco, conhecer novas palavras, novos mundos, novas épocas. Mas a pessoa é que escolhe o que vai ler...

Saturday, October 20, 2012

Dia 18 – Você costumar ler e-books?

Não... Não sou muito familiarizada com e-books. A tela do computador cansa minha vista muito rápido. Além disso, nada como deitar na cama, no sofá, estar na sala de espera para um exame com o bom e velho (ou novo) livro de papel nas mãos.

Não troco mesmo...

Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura?

O propósito da literatura vai desde o entretenimento até a formação do cidadão crítico e participante na sociedade.

É a arte de contar histórias e nos permite viajar para onde quisermos... E, melhor do que os filmes, porque nós que criamos as imagens na nossa cabeça de acordo com o que é descrito.

É um recurso ótimo para praticar a criatividade e aprender a escrever corretamente, utilizando tanto a linguagem formal quanto a informal, sem contar na descoberta dos diversos gêneros de leitura.

Ler é a melhor aventura que podemos ter, nos divertindo e aprendendo ao mesmo tempo.

Thursday, October 18, 2012

Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho?

Olha, não me lembro de ter deixado um livro sem ter voltado a ele. Os poucos que foram deixados de lado foi geralmente por causa da história que não desenrolava... então deixava ele de lado um tempo... às vezes um boooooommmm tempo... e depois voltava para a leitura. Não gosto de deixar as coisas inacabadas. 

A questão é que os livros que sei que de alguma forma podem me fazer chorar, eu nem começo a ler. É o caso do Marley e Eu. Quando peguei aquele livro nas mãos e vi o cachorrinho na capa, ah, na hora eu pensei: "Ele morre, não vou ler!" Isso foi muito antes do livro virar uma febre e até virar filme...

Outros livros que caminham da mesma forma e realmente tenho vontade de ler, mas sei que não o farei é "O caçador de Pipas" e "O menino do Pijama Listrado". 

Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Pronto, o post que realmente não sei como responder. Sim, estou atrasada com as postagens porque fiquei pensando nessa publicação todos esses dias. 

Comecei escrevendo sem ainda ter o que dizer, mas agora me veio uma luz. Acho que eu gostaria de ter o Diário de John Winchester ou o Livro dos Monstros, Espíritos, Demônios e Ghouls. Ambos relacionados à série Supernatural que amo de paixão.

Já faz um tempo que fiquei sabendo desses livros e fiquei super curiosa.

Sunday, October 14, 2012

14 - Você costuma frequentar bibliotecas?

Hoje em dia não mais. Porém meu gosto pela leitura foi aperfeiçoado na biblioteca da escola onde estudava. Eu estava sempre lá, escolhendo meus livros. Tem alguns que eu pegava repetidas vezes. Coleção Vaga-Lume era minha favorita. Veredas também caiu logo nas minhas graças...
Biblioteca Municipal eu ia mais para fazer trabalhos da escola, da faculdade, do teatro. Nunca fui de ficar pegando livros lá... tinha preguiça de voltar lá para devolver.
O problema também é que os livros que eu gosto, quero ter na minha estante.
Mas não fico com eles para sempre. Tem um lugar aqui em São Bernardo do Campo chamado "Espaço Troca Livro". De vez em quando separo alguns livros que não abro há muito tempo e levo lá para escolher alguns outros que me interessam ler. Não tem custo nenhum, é tudo à base de troca.

Saturday, October 13, 2012

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.


Essa é difícil. tem vários... poderia ficar o ano todo publicando aqui só trechos de livros que eu gosto. Porém, vamos para um que adoro desde antes de entrar na faculdade, quando finalmente li esse livro inteiro.

"Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida).
Somos muitos Severinos
iguais em tudo e na sina:
a de abrandar estas pedras
suando-se muito em cima,
a de tentar despertar
terra sempre mais extinta,
a de querer arrancar
alguns roçado da cinza."
Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto

Friday, October 12, 2012

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa?

Olha, para mim tanto faz. O livro narrado em primeira pessoa dá mais detalhes do ponto de vista do personagem principal, como por exemplo Dom Casmurro, do Machado de Assis. A gente via ficar eternamente discutindo se era verdadeira ou não a infidelidade da Capitu, porque só temos o ponto de vista do Bentinho sobre os fatos e uma mente tomada pelo ciúme enxerga aquilo que lhe convém.

Se este livro tivesse sido escrito em terceira pessoa, teríamos uma visão mais imparcial, mais descritiva, que foca mais em outros aspectos e, talvez, até nos pensamentos de Capitu também.

Sendo assim, claro que a forma como a história é contada influencia.

Gosto dos dois tipos, mas depende do livro, do meu humor, do dia... Acho que nunca peguei um livro que questionei isso. Só o meu, que tento escrever há tempos, mas vivo mudando de ideia. Ele estava todinho em primeira pessoa e um belo dia decidi mudá-lo todinho para terceira, acrescentando mais detalhes. Agora, depois de ler de novo mais umas duas vezes, já estou pensando em mudar de novo... mas vai dar um trabalho...

Thursday, October 11, 2012

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?

Difícil responder esse tipo de pergunta... Primeiro de tudo, o autor tem que ser um bom contador de histórias. Ele precisa saber como descrever uma situação sem deixá-la monótona. Tem que ser capaz de me levar a visualizar cada cena a ponto de eu jurar que vi ela acontecer. 

Isso aconteceu comigo em alguns livros já como no HP "Half Blood Prince" quando o Snape vira para o Harry e diz: "Não me chame de covarde." Eu podia jurar que essa cena tinha no filme, porque ela é tão nítida na minha cabeça que é difícil acreditar que não a vi.

O livro para ser bom, tem que me levar com ele... Se eu começo e não quero mais parar, a história me envolve de forma que deixo de fazer coisas só para poder ver logo o próximo capítulo, eu considero muito bom. 

Ou então o final tem que me surpreender. Tem que me causar uma reação de "como assim?". Livros muito previsíveis acabam não chamando muito a minha atenção. Motivo pela qual nunca li "Marley e Eu", além de eu saber que me fará chorar horrores. 

Wednesday, October 10, 2012

Dia 10 – Spoilers te assustam?

Não, não me assustam. Na verdade me deixam ainda mais curiosa para saber como se chegou a tal ponto na história. 

Na verdade, na maioria das vezes eu mesma vou atrás de saber. Sou bem ansiosa e isso reflete quando estou lendo também. Então, algumas vezes quero saber qual o desfecho de tal situação, mas sem muitos detalhes. Porém, não gosto de ler o final do livro. Então, prefiro que alguém me conte ou caço algo na net mesmo.

As poucas vezes que tentei aguardar e li um spoiler sem querer fiquei meio que frustrada. Mas nada que me fizesse desistir da leitura. Um deles foi quando eu estava lendo HP e a Ordem da Fênix e pedi para que ninguém me contasse quem era o personagem que morria. Daí, num fórum de discussões, a pessoa não tinha avisado antes que tinha spoiler e eu li, duas páginas antes de chegar na cena em questão. Tudo bem, foi o incentivo para terminar o livro naquela mesma noite... hehehehe

Tuesday, October 09, 2012

Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries?

Olha, é algo que não me incomoda... Em um tempo que temos que trabalhar o incentivo à leitura, porque ninguém mais gosta de ler, eu acho que é um bom começo. Vejo meus alunos que mal querem saber de ler se transformando em leitores assíduos de "Harry Potter", "Crepúsculo", "Vampire Diaries" e tantas outras opções que existem hoje em dia. 

Eu acho válido por esse lado. 

Eu mesma, nunca tinha pensado em ler "Vampire Diaries", mas quando comecei a assistir a série, já coloquei na minha lista. Se é bom ou não, ainda vou ver... E até com HP, primeiro assisti o filme e só depois tive a curiosidade de pegar os livros, porque eu precisava saber o que acontecia depois.

O interessante é que um acaba divulgando o outro e se isso puder possibilitar a viagem pelas páginas de um livro para aqueles que nunca se aventuraram à isso, não temos um problema e sim uma solução!

Monday, October 08, 2012

Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse.

A História Sem Fim, do Michael Ende. Porque é uma história linda, cheia de sonhos, fantasias e aventuras. Os personagens são os mais diversos e o mundo é o lugar onde todos gostariam de morar, com todos os problemas que possa apresentar.

O reino de fantasia é o lugar que todos nós um dia já procuramos e nos aventuramos com toda a nossa imaginação. O livro nos coloca de volta nesse mundo, nos faz lembrar o quanto é bom estar ali, vivendo essas aventuras com os personagens.

A gente acompanha o personagem principal durante toda sua aventura, torce por ele, ri, se emociona. E quando o livro acaba fica aquela vontade de voltar para lá. 

Ah, como seria bom que não acabasse nunca...

Esse livro virou um filme que participou da vida de muitos da minha geração. Quem nunca sonhou em voar no Cão da Sorte? Quem não chorou quando o cavalo do Atreio se entregou ao pântano da Tristeza? Quem não se assustou com a idéia do Nada tomando conta do mundo de Fantasia?

Fica como dica de leitura. Tenho certeza que quem ler não vai se arrepender.


Sunday, October 07, 2012

Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro?

Júlia Fernandes - 18 anos, 15 anos de criação

Vixi, já pensei várias vezes em escrever um livro. Inclusive, já comecei e parei, tenho pedaços dele espalhados pelas pastas do meu computador.

A história que tento escrever há tempos é a da minha personagem de RPG, a Júlia. A primeira personagem vampira que criei para jogar e a minha preferida. 

Pelo fato de ter jogado muito com ela, tem histórias bem interessantes que seria legal por no papel, mas de vez em quando fico meio insegura quanto a isso. Eu acho legal, mas será que as pessoas também vão achar?

Talvez por isso eu já tenha começado escrever várias partes da história dela. Mas ainda não desisti. Quem sabe uma hora eu tenha tempo suficiente para organizar o que já tem escrito e continuar além, até, enfim, terminar.

Saturday, October 06, 2012

Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez

Essa pergunta foi feita no meme de 2010, que fiz em dezembro ao invés de outubro. Fui lá para comparar minha resposta com a desse ano e meu pensamento não mudou em nadinha.

Tem um texto chamado "Memórias de um livro" que escrevi em um curso de alfabetização que fiz para contar a trajetória da minha experiência com leitura. A história é contada por um dos meus livros favoritos que eu acho que todos deveriam ler um dia na vida.


"O menino do dedo verde", de Maurice Druon, é uma história singela e cativante, para relaxar mesmo e viajar no mundo do menino chamado Tistu. É aquela história que você não quer parar de ler, mas quando vai chegando no fim do livro, começa a ler bem devagarzinho para adiar ao máximo o final.

Leia, o final é lindo!

Friday, October 05, 2012

Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?

Não lembro de ter lido nenhum graphic novel. Porém gibi leio de monte desde sempre. Acho que os gibis da Turma da Mônica foram minhas primeiras leituras. Até hoje ainda os leio, mas agora também em outro nível: em inglês. 

Da turma da Mônica, meus gibis favoritos são os do Chico Bento. Adoro as reflexões dele sobre a natureza e o respeito que ele tem pelos animais. Ele e sua turma têm uma bagagem de ensinamentos para todos aqueles que se aventuram por suas histórias.

Dos personagens secundários, o meu favorito é o Louco. Ele é simplesmente demais! 

Gosto também muito de Mangá, apesar de fazer um tempo que não leio nada desse estilo. Os meus favoritos são Ai Girl, Chobits, Yu-Yu Hakusho e Ranma 1/2. Sei que tem muitos outros muito bons, mas ainda não tive oportunidade de ler.

Os mangás da Turma da Mônica eu também cheguei a ler os primeiros. São bons, acho válida a disposição do Maurício de Sousa se aventurar por novos mares e fazer a turminha crescer. Eles têm novas preocupações e trazem uma nova visão atingindo um público maior. Não dá para comparar com o Mangá mesmo, mas vale a pena conferir... Estou atrás do último número lançado que me disseram que a Mônica casa com o Cebolinha... Ah, eu vou ter que ler com meus próprios olhos... :)

Thursday, October 04, 2012

Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga?

Ler para mim é um dos melhores passa tempo. Dificilmente eu vou ler um livro que está na moda, só porque todo mundo está lendo. 

Sou hiper curiosa e, claro, que quando as pessoas começam a falar muito sobre algum livro eu já levanto as anteninhas. Porém, eu pesquiso primeiro sobre o que se trata, deixo passar o tempo para ouvir mais de uma opinião sobre o livro. 

"Marley e Eu" foi um livro que eu ganhei de aniversário muito antes de virar uma febre entre as pessoas. Olhei para a capa e pensei: "Esse cachorro morre no final"... Nunca li e nunca vou ler. Sei que deve ser belíssimo, tantas pessoas já me falaram sobre, mas não é o tipo de história que me motiva a ler. Sei que vou chorar, que vai me fazer mal viver com ele desde o nascimento para acompanhar sua morte no final.

A saga Harry Potter é outro que demorei para ler. Quando comecei a ler os livros, já tinha saído o segundo filme e eu comecei a ler só para saber o que aconteceria no 3º .  Com isso, me apaixonei a ponto de ler os livros também em inglês britânico...

Já a saga Crepúsculo, eu passo longe. Assisti aos filmes só para poder participar das conversas dos meus alunos, afinal, para uma amante de histórias de vampiros, adoradora de Anne Rice, não dá para engolir uma história de vampiros que brilham no sol... Porém, já me propus a ler um dia, porque tenho amigos que me disseram que a trama é um lixo, porém a história é muito bem contada e isso aguçou minha curiosidade. Mas esses livros estão no finalzinho da minha lista de leituras. E se aparecer algo melhor, vai passar na frente, com certeza.

Então é isso. Posso até ler um livro que está em voga, mas pelas razões certas. Ou por eu estar curiosa, ou pela história ter me encantado de alguma forma, mas jamais porque todo mundo está lendo.

Wednesday, October 03, 2012

Dia 03 – Como você escolhe seus livros?

Bom, escolher meus livros é quase que um ritual. 

Primeiro que entrar em uma livraria e sair sem um livro, pelo menos, pede de mim um esforço sobre humano... Segundo que me perco no tempo lá dentro...

Costumo primeiro ver o que tem dos meus autores favoritos. Separo alguns livros a princípio pelos títulos. Com quatro ou cinco livros na mão, leio as sinopses da contra capa. Separo os que tem as tramas mais interessantes para o meu momento.

Eu também costumo dar uma olhada do que tem de novo de acordo com assuntos do meu interesse. Vou atrás de literatura fantástica, contos, poemas, clássicos, tudo depende da minha necessidade momentânea.

Se tiver que escolher dentre os que tenho em casa, separo alguns pela sinopse e identifico alguns que aguçam minha curiosidade. Dificilmente escolho um que eu já li. Apesar de ter vários que, com certeza, leria de novo, meu tempo é meio curto para a leitura (o que me entristece muito), então, costumo optar por títulos inéditos.

Acho que é assim que escolho meus livros. 

Acompanhem também o blog da amiga Gabi: Falta do que Fazer... inclusive foi do blog dela que "colei" esse meme... Valeu, querida!

Tuesday, October 02, 2012

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?

Bom, como já mencionei no post anterior, estou seguindo ainda as Crônicas Vampirescas, então o último livro que eu li foi A Fazenda Blackwood, que na verdade é o 9o livro da série (sim, eu inverti, sem querer...).

Neste livro, tem a história de Quim Blackwood, um vampiro que procura por Lestat arriscando sua eternidade. A partir desse encontro ele passa a contar sua história desde quando ainda era humano até ser transformado em vampiro por um ser que habitava a casa do pântano pertencente à sua família. Mas o mais bonito na história de Quim é seu romance com Mona Mayfair... sim, uma das bruxas mais poderosas da família Mayfair. E é aí que as crônicas vampirescas se cruzam com a saga das bruxas. Vale muito a pena conferir, porém, sugiro que conheçam primeiro as histórias sobre o legado Mayfair nos livros "A hora das bruxas" I e II, "Lasher" e "Taltos".

O próximo livro que lerei é o último das crônicas, "Cânticos de Sangue". Realmente esse vai ser uma grande surpresa para mim. Não sei nada sobre o livro... Nem sobre o que fala, nem nada. Só sei que deve ter algum final, porque Anne Rice já disse que não escreverá mais sobre vampiros ou bruxas, infelizmente.

Porém já soube de um livro que está para ser lançado nos EUA que é uma adaptação ilustrada do "Entrevista com o Vampiro". Desta vez a história é contada pela perspectiva da Cláudia. Tenho que arrumar um jeito de conseguir isso... O lançamento está previsto para Novembro deste ano.

Ainda não decidi, mas se eu achar melhor dar uma pausa nas crônicas, o próximo livro que lerei será o "Maioridade Penal", um livro que trás os 18 anos de história do maior goleiro-artilheiro do Brasil, Rogério Ceni, contadas pelo autor André Plihal.

A verdade é que livro para ler é o que não me falta aqui... Tem uma pilha, inclusive de livros emprestados há um tempo e que ainda não li... Vou tentar dar uma agilizada na leitura para ver se consigo dar conta.

Até amanhã.

Monday, October 01, 2012

Dia 01 – Que livro você está lendo?

Bom, estou tentando terminar a série das Crônicas Vampirescas da Anne Rice. Estou no 8º livro, "Sangue e Ouro", que conta a história de Marius, um vampiro milenar e totalmente apaixonante.

Marius viveu no Grécia antiga e é um apaixonado por artes no geral. Conhece de cor as obras dos clássicos gregos, que costumava copiar em pergaminhos que foram queimados com a invasão dos Romanos. 

Anos depois, com o surgimento do catolicismo, encantou-se pelas obras de Boticelli, que deu vida às suas obras de forma singela com um toque de erotismo, segundo o próprio personagem.

O interessante dessa autora é que a gente passeia pela História da Humanidade em diversos aspectos (guerras, artes, religião...) vistos pelos olhos de seus personagens fictícios. 

Estou na metade do livro, porém com o tempo tão curto que tenho para me dedicar a ele, estou arrastando essa leitura desde o ano passado. Espero terminar logo, porque tenho uma pilha de livros para colocar em dia. Mas isso é assunto para os próximos posts do meme.

Para quem gosta de histórias de vampiros, ou tem curiosidade, Anne Rice ainda é uma das melhores representantes na minha opinião.