Thursday, October 11, 2012

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?

Difícil responder esse tipo de pergunta... Primeiro de tudo, o autor tem que ser um bom contador de histórias. Ele precisa saber como descrever uma situação sem deixá-la monótona. Tem que ser capaz de me levar a visualizar cada cena a ponto de eu jurar que vi ela acontecer. 

Isso aconteceu comigo em alguns livros já como no HP "Half Blood Prince" quando o Snape vira para o Harry e diz: "Não me chame de covarde." Eu podia jurar que essa cena tinha no filme, porque ela é tão nítida na minha cabeça que é difícil acreditar que não a vi.

O livro para ser bom, tem que me levar com ele... Se eu começo e não quero mais parar, a história me envolve de forma que deixo de fazer coisas só para poder ver logo o próximo capítulo, eu considero muito bom. 

Ou então o final tem que me surpreender. Tem que me causar uma reação de "como assim?". Livros muito previsíveis acabam não chamando muito a minha atenção. Motivo pela qual nunca li "Marley e Eu", além de eu saber que me fará chorar horrores. 

No comments: