Friday, October 12, 2012

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa?

Olha, para mim tanto faz. O livro narrado em primeira pessoa dá mais detalhes do ponto de vista do personagem principal, como por exemplo Dom Casmurro, do Machado de Assis. A gente via ficar eternamente discutindo se era verdadeira ou não a infidelidade da Capitu, porque só temos o ponto de vista do Bentinho sobre os fatos e uma mente tomada pelo ciúme enxerga aquilo que lhe convém.

Se este livro tivesse sido escrito em terceira pessoa, teríamos uma visão mais imparcial, mais descritiva, que foca mais em outros aspectos e, talvez, até nos pensamentos de Capitu também.

Sendo assim, claro que a forma como a história é contada influencia.

Gosto dos dois tipos, mas depende do livro, do meu humor, do dia... Acho que nunca peguei um livro que questionei isso. Só o meu, que tento escrever há tempos, mas vivo mudando de ideia. Ele estava todinho em primeira pessoa e um belo dia decidi mudá-lo todinho para terceira, acrescentando mais detalhes. Agora, depois de ler de novo mais umas duas vezes, já estou pensando em mudar de novo... mas vai dar um trabalho...

No comments: