Monday, October 22, 2012

Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida.

Livros especiais na minha vida... Claro que adoro ler, mas tenho meus especiais... O duro é escolher só 3. Mas vamos lá:

O Menino do Dedo Verde, Maurice Druon - Um dos livros que li ainda no primário. Esse é mais do que especial. Além de adorar a história ainda teve participação ativa no meu gosto pela leitura. Foi esse livro que deu o start para que eu mergulhasse nesse mar e não quisesse voltar mais à terra firme. É a história de Tistu, um menino, filho de um figurão de uma cidade fictícia chamada Mirapólvora. Era uma cidade assolada pelo cinza da poluição da fábrica principal. Ninguém se importava com isso, em não ter cores na cidade. Mas uma pessoa sim: Tistu. Principalmente quando ele começa a perceber que poderia fazer algo que ninguém mais podia...

Capitães da Areia, Jorge Amado - Um livro que li no magistério. Escolhi por curiosidade, porque muita gente me falava que era bom. E não me arrependi. É um livro que li partes dele diversas vezes e um dia ainda vou ler de novo. É a história de um grupo de meninos de rua que vive às margens da sociedade baiana. A história é ótima e ainda traz uma série de críticas sociais que vale a pena parar para refletir.

Essa terceira opção é bem mais difícil, pois gostaria de citar Machado de Assis, porém não posso escolher entre Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Por isso, vou citar outro que também está entre meus preferidos.

Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Clarice Lispector - Um livro no mínimo curioso que começa com uma vírgula e termina com dois pontos. Sério mesmo. É outro que tenho que ler novamente. Fala de relacionamento da pessoa consigo mesmo, da pessoa com seu parceiro, da pessoa com o mundo. É uma ótima leitura para se fazer em casais. Nunca tentei, pois não quero obrigar meu companheiro a ler Clarice, mas se um dia ele topasse seria uma experiência bem interessante discutir com o ele o ponto de vista dos personagens sob perspectivas diferentes.

1 comment:

Falta do que fazer said...

Eu fiquei super traumatizada com Capitães da Areia, não lembro exatamente pq mas foi por causa da escola e até hoje enrolo pra ler Jorge Amado!
Eu travei no dia 20 e não sei o que responder na pergunta seguinte pra continuar!rs