Sunday, December 05, 2010

05 - O primeiro livro que lembra de ter lido


Antes de falar do meu primeiro livro, eu gostaria de me redimir colocando a definição de meme. Clique aqui para saber.

O meu primeiro contato com livros foi quando eu tinha uns 4 anos e eu nem estava na escola ainda. Meu tio me deu de presente uma coleção de livrinhos vermelhos, quadradinhos que traziam desde clássicos como "A galinha ruiva" e "Chapeuzinho vermelho" até historinhas com rimas breves e ilustrações imensas.

Claro que as rimas me interessaram mais... Historinhas que minha mãe contava e recontava até eu memorizar. Tendo memorizado todas, tinha um livro que eu gostava em especial chamado "A hora do banho". Autor, não me lembro... Naquela época não me preocupava com tal detalhe. Recorri ao Google, mas se nem ele sabe fica impossível descobrir algo tão antigo.

O mais interessante desse livro é que foi com ele que aprendi a ler. Ajustava a minha leitura, declamando os versinhos e passando o dedo em cima daquelas "formiguinhas pretas", até que eu, além da história memorizada, já sabia juntas as formiguinhas de forma a ler os outros livros também.

Por isso considero esse como o primeiro livro que li. E foi graças a ele que entrei na 1a série já sabendo ler, mesmo antes de aprender a escrever.

Para a ilustração, não achei o livro, mas busquei algo que me lembrasse a história e esse patinho amarelo era exatamente o que tinha na primeira página do livro, com um fundo vermelho e as "formiguinhas" dizendo: "Na hora do banho, o bebê lava o patinho..."

No comments: