Wednesday, December 29, 2010

29 - Escritor que adora e que detesta


Difícil demais falar de apenas um escritor que adoro. Depende do gênero da escrita, por exemplo, se for em matéria de poesia eu diria Vinícius de Moraes ou Mário Quintana ou Manuel Bandeira...

Se for com relação a romances, Machado de Assis, Clarice Lispector...

Falando de contos, Luis Fernando Veríssimo é fantástico...

Isso só listando alguns nacionais, porque se for relacionar também os internacionais, nem caberia num único post.

É realmente impossível para eu escolher apenas um escritor que eu adoro. Ficaria sempre a sensação de estar desmerecendo algum deles. Isso porque nem citei todos que eu gostaria. Mas deixemos esses que já estão aqui.

Agora, falar de escritor que eu detesto é bem mais fácil: José Lins do Rego. Esse é osso, não por não ser bom, nada disso... ele é um grande nome da nossa literatura. Mas suas obras são chatas, massantes e muito difíceis de ler. Li "Riacho Doce" e "Fogo Morto" dele e realmente foram dois martírios na minha vida acadêmica. Quem quiser se aventurar para conferir, lembre-se de deixar o comentário sobre ele aqui. Quem sabe um dia eu mude de idéia...

1 comment:

ematejoca said...

Nunca tinha ouvido falar no José Lins do Rego, mas depois de ler este teu texto, estou a morrer de curiosidade.
Vamos lá ver se o "Riacho Doce" e o "Fogo Morto" ~ por sinal, uns títulos bem interessantes ~ estão traduzidos em alemão.

Volto já!