Monday, December 06, 2010

06 - Capa de livro favorita


Outro tópico bem difícil prá mim, já que não costumo escolher o livro pela capa. O que posso dizer é que algumas me chamaram a atenção, principalmente na adolescência. Por isso, se tiver que falar sobre uma capa de livro, eu escolho a capa da 1a edição do livro "Os Guerreiros do Tempo" da Giselda Laporta Nicolelis. Também gostei muito da atual, por isso fiz a montagem com as duas.

"Os Guerreiros do Tempo" me enganou muito bem por essa capa. A princípio achei que fosse uma história meio ligada a ficção científica, com viagens no tempo e batalhas épicas no passado. Porém, não é nada disso... O livro fala de uma batalha sim, mas uma batalha atual, dos adolescentes contra o amor danificado pelo HIV. Os Guerreiros do Tempo são todos aqueles que começam a descobrir o Amor na época da Aids, uma doença que não tem rosto e não dá indícios de sua maleficência.

Foi uma história que me tocou tanto na época, que tomei a liberdade de reescrevê-la em forma de Teatro e, com meus amigos, encenamos várias vezes na escola onde estudávamos: para os alunos, para os pais e para a comunidade, inclusive sendo a última das apresentações no dia 1ºde Dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids.

Apesar disso ter sido há uns 12 anos atrás, esse ainda é um assunto/livro atual. Às vezes não temos idéia do quão importante seria para nós e para os adolescentes que nos rodeiam, entender um pouco dos conflitos que eles passam que, além de todas as mudanças, ainda tem que lidar com algo tão grave como essa doença.

1 comment:

Marinho said...

vc conseguiu me chocar com o enredo de guerreiros do tempo. é uma sinopse fabulosa.
preciso ler. obrigado por aumentar meu leque d eopções d elivros pras ferias
beijos