Acabei de citar um livro espírita e agora vou citar um outro, mas ligado à Umbanda. Mesmo sendo umbandista, muitos assuntos ficam no ar, afinal, os estudos dessa religião dependem da curiosidade de cada um.
Motivada por essa curiosidade e querendo entender alguns assuntos relacionados à Esquerda, linha que trata com os Exus e Pomba-Giras, caiu em minhas mãos um livro chamado "O Guardião da Meia Noite", de Rubens Saraceni.
Eu queria entender como os Exus, sendo considerados "demônios" poderiam também trabalhar pelo bem. E o livro foi muito esclarecedor quanto a isso, deixando claro que para o umbandista que o mal existe, porém não na figura do Exu que se diferencia dos espíritos chamados de Luz apenas por serem menos evoluídos, mas que, através do trabalho na Umbanda, buscam sua evolução espiritual e podem até conseguir Luz suficiente para trabalhar ao lado desses espíritos.
O livro também coloca o quão importante é o trabalho da Esquerda para limpar os locais tão carregados que os Espíritos mais evoluídos não conseguiriam entrar.
Bom, na verdade, não adianta eu tentar discorrer em poucas linhas a história desse Guardião que esclarece tão bem essa parte obscura e discriminada da Umbanda. O melhor mesmo é ler... E pode ter certeza que muita coisa será esclarecida...
No comments:
Post a Comment