Tuesday, December 07, 2010

07 - Livro difícil de ler


Bom, como gosto muito de ler desde sempre, como já foi possível perceber, claro que já li livros (no plural mesmo) que considerei difíceis de ler... Por isso, não consigo escolher apenas um. Dentre todos, selecionei 3, dois deles li na faculdade e 1 foi um dos primeiros livros que li para a escola, no primário ainda.

Colocarei os livros pela ordem de dificuldade:
1 - "Crônica da Casa Assassinada", Lúcio Cardoso - Tanto a história como a gramática eu achei difícil. É sobre uma família aristocrada de Minas Gerais que se vê diante de diversas crises envolvendo ciúme, traição, incesto. Como o autor mergulha no psicológico dos personagens, às vezes fica complicado de entender a ordem dos acontecimentos ou o que é realidade e o que é delírio. Vale a pena conferir, mas não é um livro para relaxar, tendo em vista que é necessário estar alerta o tempo todo na leitura para acompanhar os acontecimentos.

2 - "Do amor e Outros Demônios", Gabriel Garcia Marquez - Chega a ser uma história interessante envolvendo uma lenda onde uma menina de cabelos compridos como um véu de noiva tem a "Raiva" por ter sido mordida por um cachorro. A partir dessa lenda, o autor desenvolve a história dessa garota durante o processo de tentar se livrar desse "demônio". Na época, lembro de ter achado difícil o vocabulário, mas acho que tenho que voltar a ler para ter uma nova visão.

3 - "A gargalhada do Jacaré", Elza César Sallut - Como primeiro livro para uma criança na escola regular, achei muito confuso pelo próprio desenvolvimento da história. Ainda hoje tenho que ler com muita atenção para não me perder pelos detalhes. Conta a história de dois macacos que vivem cada um em uma ilha. Um deles só tem bananas para comer, o outro só pitangas. Nenhum deles pode deixar a sua ilha, pois há um jacaré que os devoraria. Quando os macaquinhos começam a tentar convencer o jacaré a deixá-los passar é que fica confuso... Chega uma hora que não se sabe mais qual macaco é de qual ilha... É um livro que realmente não recomendo. Há outros muito melhores.

1 comment:

Marinho said...

O que eu mais gosto desse meme é que eu vou compondo livros pra ler. Vou me arriscar a ler Lucio Cardoso pq adoro esse autor mas nem conhecia este livro.
Em janeiro, quando esse meme tiver terminado estaqremso com uma pilha de livros pro ano inteirinho ahhaha
beijos menina!